Divulgadas as redações ganhadoras do concurso sobre impostos da ACI

Por ACI: 27/05/2015

Ação integra os 11 anos do Projeto da Consciência Tributária

Novo Hamburgo/RS - Dentro do Projeto da Consciência Tributária desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, através dos Comitês de Serviços e do Comércio, e que este ano chega à sua 11ª edição, a entidade busca esclarecer junto à comunidade onde está inserida, a importância do cidadão ter direito ao retorno dos impostos que paga, através dos serviços públicos oferecidos. Tradicionalmente simbolizado na última semana do mês de maio, por totalizar o número de dias que o brasileiro trabalha para pagar os inúmeros impostos no país, o assunto foi tema do 4° Concurso de Redação nas escolas particulares, municipais e estaduais que englobam os municípios de abrangência da entidade. E os ganhadores já são conhecidos.

A aluna Thais Cristina Balt, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia Mossmann, de Campo Bom, foi a estudante classificada em primeiro lugar. Em segundo ficou a aluna Ana Giulia Gonçalves, do Colégio Santa Catarina, de Novo Hamburgo, e em terceira colocação a estudante da Fundação Evangélica de Novo Hamburgo, Caroline Brombatti Serini. O primeiro lugar receberá como prêmio, nesta quinta-feira (28), durante a realização do Prato Principal, na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, um Tablet, e o segundo e terceiros lugares um smartphone.

Uma comissão técnica formada por professores voluntários foi responsável pela avaliação dos 72 textos enviados pelas escolas. Integraram a equipe julgadora, os educadores Camila Sehnen Dalcin (Cenecista de Novo Hamburgo), Daniele Oliveira Bohn (Escola de Educação Básica da Feevale), Marie Traude Schneider (professora aposentada), Rômulo Degusatti (representante do município de Campo Bom ) e Rosália Marisa de Mello (IENH).

As atividades pelo Dia da Consciência Tributária promovidas pela ACI têm o patrocínio Master do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Sinos (Sincontecsinos) e patrocínio de Hábil Assessoria; Dial; e Rolf Assessoria em Seguros.

Conheça as redações premiadas:

1º lugar
Aluna THAIS CRISTINA BALT
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LÚCIA MOSSMANN DE CAMPO BOM

A sinuosa navegação na rota dos impostos

No tempo atual, encontramos uma porcentagem de impostos em tudo que compramos e temos o dever de pagá-los, porém, acho que às vezes as pessoas se esquecem do direito que adquirimos em recebê-lo de volta. É como conduzir um barco: quando se tem um rumo é possível planejar as manobras necessárias para se chegar até lá, mesmo que algumas sejam difíceis e tenham que ser corrigidas ao longo do caminho. Assim que deveria funcionar.

Um grave problema nesta falta de condução do ‘’barco’’ é a falta de iniciativa na construção de projetos de melhorias, que precisam ocorrer o mais rápido possível, para atender as necessidades de cada local. É difícil ter que organizar os planos para um país tão grande, eu imagino, mas é imprescindível mais comprometimento para que todos tenham vontade de pagar para usufruir do retorno no que é necessário: educação, saúde e segurança.

Dos tributos cobrados das pessoas, das empresas, da exploração do patrimônio, da apresentação de serviços (etc), os mesmos, deveriam consistir em retornos de benefícios para que haja um equilíbrio de recursos na sociedade.

Uma hora se acha o rumo das coisas e as pessoas que pagam regularmente, verão resultados! Pode demorar, ser difícil ao longo do percurso, mas esta fase de compreensão deve iniciar-se, e investimentos públicos, gestão e aplicação dos recursos vão aparecer ainda mais, com finalidade de beneficiar todos os indivíduos de nossas cidades.

Contudo, se o ‘’comandante e os tripulantes” tiverem o bom senso, e utilizarem de forma correta os impostos, fazendo chega-los ao seu destino, poderíamos, diante do que se passa, olharmos para frente em busca de alcançar os objetivos requeridos, sanando as nossas necessidades.

______________________________

2º lugar
Aluna ANA GIULIA GONÇALVES
COLÉGIO SANTA CATARINA DE NH

O reconhecimento público da importância dos impostos

Parece estranho, mas os impostos servem principalmente, para garantir a nossa qualidade de vida. Eles são cobrados unicamente com o fim de arrecadar dinheiro para que seja construído e mantido no país, tudo aquilo que é essencial e necessário para a sociedade (estradas, saúde, educação e transporte). Infelizmente, nem sempre o que retorna para o povo é equilibrado com aquilo que é pago, afinal não é plausível que o governo receba bilhões e bilhões e invista somente alguns bilhões em obras que não são concluídas. Para onde vai o resto do dinheiro?

Um país ideal seria aquele em que o governo recebe somente o necessário para cuidar das pessoas nacionais e repassa tudo ou quase tudo para a população.

Claro que é preciso que certos impostos aumentem de vez em quando, dependendo da situação econômica atual, que nem sempre está muito boa. Contudo, isso não pode tornar-se um fato do cotidiano. 

O aumento de impostos deve ser temporário e calculado para que não acabe virando uma extorsão para o povo.

Para administrar bem, um governo precisa da participação das suas partes governantes e governados. Os governantes precisam exercer ética e determinação para que o poder não suba para suas cabeças, afinal, quem trabalha para o povo tem que ter a consciência de que está lá graças a ele. Os governados, por sua vez, precisam participar na democracia e dar a sua opinião, tanto negativa quanto positiva, para que os governantes percebam suas atitudes.

O poder público conquistará o apoio da população, somente quando ela perceber que seus impostos estão sendo usados com responsabilidade e não como maneira fácil de ganhar dinheiro pelos políticos. Quando o governo passar a ser idôneo em relação ao dinheiro público, a importância dos impostos será reconhecida pela população.
________________________________

3º lugar
Aluna CAROLINE BROMBATTI SERINI
FUNDAÇÃO EVANGÉLICA DE NH – IENH

A importância dos tributos pagos pelos brasileiros

A cobrança de impostos tem sido um assunto bem abordado nos últimos tempos. Eles estão presentes no nosso dia a dia, em tudo que adquirimos ou possuímos. A cobrança dessas taxas é fundamental para o desenvolvimento do país, porém estamos passando por uma crise, que, consequentemente, vem elevando esses tributos pagos pelo brasileiro.

O cidadão brasileiro paga impostos de forma direta e indireta, todos os dias, que servem para manutenção do que é público, porém a verba que é arrecadada com a cobrança dessas taxas não está sendo usada de forma correta e satisfatória.

O problema não é somente o alto custo dos impostos, mas, sim, o desvio e sonegação desses tributos. A cobrança de impostos sempre existiu, porém atualmente alguns problemas têm se destacado em relação a isso, como alta sonegação de impostos que está gerando o aumento da carga tributária. Para compensar o dinheiro que o governo não está recebendo devido a isso, os valores dos tributos estão aumentando.

Outro fator que tem contribuído para o aumento dos impostos é a crise que nós estamos enfrentando, não só como país, mas também mundialmente. O aumento dos impostos está criando uma necessidade para os contribuintes de redução dos consumos. Porém, essa economia tem resultado em menos verba para o estado, e, assim, há outra necessidade de aumentar a carga tributária.

A cobrança de impostos é fundamental para o desenvolvimento do país, no entanto, o problema é a forma como esse dinheiro está sendo administrado. O assunto impostos está cada vez mais chamando a atenção dos brasileiros, mas há falta de conhecimento sobre o assunto. A população precisa buscar mais informações a respeito da destinação da verba paga pelos brasileiros, que deveria ser utilizada na manutenção de recursos públicos.


De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 27/05/2015 

Receba
Novidades