Diretor da ACI participa do Encontro de Profissões no Instituto Ivoti

Por ACI: 10/08/2018

Oficina contou com 23 profissionais no evento realizado quinta-feira (09)

Ivoti/RS – O que você vai ser quando crescer? Astronauta, super-herói, professor, arquiteto, bombeiro, policial, cantor… São tantas as profissões escolhidas na infância por meninos e meninas que trazem a certeza da inocência e muitas vezes são inspiradas pelos pais. Mas quando essa escolha precisa ser feita ao pensar em uma faculdade, a decisão costuma gerar dúvidas. Para auxiliar os estudantes do Ensino Médio e do Curso Normal, o Instituto Ivoti organiza há três anos um Encontro com as Profissões, que em 2018 ocorreu dias 8 e 9 de agosto e faz parte das atividades do Projeto Vida.

Foram 23 profissionais convidados para conversar informalmente com os alunos sobre suas carreiras e o processo envolvido nessa escolha. No primeiro dia vieram profissionais de Direito, Moda, Design, Nutrição, Educação Física, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Estética e Cosmética e Publicidade e Propaganda. Após a conversa com os profissionais, os alunos assistiram a palestra Geopolítica e Atualidades, com um representante da Escola Método Medicina.

O segundo dia já começou de forma diferente. Os egressos Roberta Barth, Tiago Schoninger e Robert Thieme participaram de um painel com o tema “Por onde andam nossos ex-alunos?”. Eles trouxeram relatos de suas carreiras e dicas de como conquistar seu espaço. Seja no mercado de trabalho ou mesmo em uma Universidade fora do País, como é o caso da Roberta que está na Alemanha fazendo um estudo preparatório para ingressar na faculdade de Direito.

Após essa conversa, os alunos se dividiram novamente em grupos de interesse para conversar com os convidados. Nesse segundo dia vieram profissionais de Pedagogia, Música, Letras – IFPLA, Biologia, Medicina, História/Geografia, Dança, Engenharias, Matemática, Veterinária, Arquitetura e Relações Internacionais.

Cada estudante escolhe duas profissões para se aprofundar melhor em cada dia e ao final do encontro passa a saber mais sobre quatro delas. São os alunos dos 3°s anos do Ensino Médio e Curso Normal que definem quais as profissões que gostariam de conhecer. Eles também tem prioridade na escolha das oficinas, que tem vagas limitadas. As demais vagas são distribuídas entre os alunos dos 2°s e 1°s anos.

No segundo dia, após o intervalo, os estudantes assistiram um painel sobre Novas possibilidades profissionais na contemporaneidade com Jonas Eduardo Rauch, Gerente de Estratégia e Inovação na Superintendência Regional da Sicredi Pioneira – RS, e Marco Aurélio Kirsch – Diretor-geral da ACI-NH/CB/EV.

Fonte e foto: Vanessa Pustai/Departamento de Comunicação Instituto Ivoti

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 10/08/2018

Receba
Novidades