Couromoda abre o ano com expectativas positivas

Por ACI: 08/01/2020

O setor calçadista brasileiro se prepara para mais uma edição da Couromoda, feira que apresentará mais de duas mil coleções de calçados, bolsas, acessórios e confecções para a estação Outono/Inverno 2020 a um público estimado em mais de 32 mil visitantes. O evento, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, receberá o Projeto Comprador Vip, realizado por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que a Couromoda tem um papel fundamental para o setor calçadista. “Por ser a primeira grande feira do ano, além de servir como um termômetro de vendas, auxilia na tomada de decisões para o restante do período”, avalia.

Segundo o dirigente, o fato de entrar o ano de 2020 com a Reforma Previdenciária em vigor, bem como o encaminhamento da Reforma Tributária, é motivo de otimismo para a recuperação do setor calçadista brasileiro. “O mercado, impulsionado pelo consumo, está dando indícios de retomada da confiança, o que deve gerar investimentos e fazer com que a roda da economia volte a girar. Existe uma expectativa de recuperação mais substancial para 2020, o que deve ser refletido já na Couromoda”, projeta.

Para o ano que inicia, a expectativa da Abicalçados é de um crescimento entre 2% e 2,5% na produção de calçados, atualmente na casa de 950 milhões de pares. “Diferentemente de 2019, o crescimento deve ser puxado pela recuperação do mercado doméstico, que absorve 85% das vendas do setor”, acrescenta Ferreira.

Projeto
O Projeto Comprador Vip da Couromoda 2020 traz para a mostra o grupo sul-africano Polo South Africa, que possui 20 lojas e está presente em mais de 300 lojas multimarcas na África do Sul. A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, ressalta que, atualmente, o grupo importa seus calçados da China, mas que vem ao Brasil na busca de alternativas ao produto asiático.

A Abicalçados estará na feira paulista em estande institucional, na avenida 1/nº 79.

Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br| www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear .

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br .

Associado/Fonte: Abicalçados - Diego Rosinha/Assessor de Imprensa

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