Área do Associado
esqueci minha senha

Notícias

05/03/2013

Controle de Custo - Técnicas Orçamentárias

O controle orçamentário dos custos é uma forma eficiente de atingir metas e resultados que mantenham a empresa saudável e lucrativa.

Atualmente não se admite mais a direção empresarial na base da aventura romântica ou ambiciosa de uma ou mais pessoas com grande capacidade de iniciativa.

O lucro não deve ser considerado como objetivo único e imediato, sujeito a riscos e imprevistos, uma vez que deve constituir a base da sobrevivência e do crescimento da empresa, pois além de uma justa remuneração do capital investido, da diferença entre a receita e os custos e despesas devem sair o financiamento da maior parcela possível do capital de giro, assim como os recursos para expansão ou para manutenção de um adequado volume de pesquisas que possibilitem a criação de novo produtos.

Portanto o planejamento, por mais simples que seja – inicialmente pode ser a apenas a projeção do balancete mensal por alguns meses – assegurará os seguintes resultados:

• Maior disciplina e sistematização das atividades;
• Consegue diminuir confusões entre necessidades e aspirações;
• Cria a consciência do lucro, da redução dos gastos e da eliminação dos desperdícios;
• A análise dos balanços assegura a pronta tomada de medidas corretivas;
• Torna-se um excelente meio de desenvolver gerentes, aumentar sua capacidade de julgar e tirar conclusões próprias.

Finalizando, sem planos não é possível o estabelecimento de um programa de ação metódico, nem de um controle sistemático de resultados.

Fonte: Colombo Consultoria Empresarial Ltda
Consultoria de Custos da ACI-NH/CB/EV