Consulta pública da ACI sobre o Observatório Social segue até dia 30

Por ACI: 26/09/2016

Novo Hamburgo/RS - A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, em parceria com entidades, autarquias, sindicatos e órgãos públicos de cooperação técnica, lançou o projeto do Observatório Social (OS) do Brasil em Novo Hamburgo. Desde o dia 5 de setembro, a sociedade civil organizada tem à disposição as especificidades e objetivos da proposta de criação do instrumento de controle social, ficando sujeito a análise e sugestões a serem dirigidas para o endereço eletrônico novohamburgo@osbrasil.org.br até o dia 30 de setembro, a fim de cumprir o cronograma planejado. No dia 5 de outubro ocorre, no auditório da ACI, a Assembleia de Fundação do OSBNH.

Os Observatórios Sociais são organizações instituídas e mantidas pela sociedade civil, tendo por objetivo promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal e propor aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social. Um dos propósitos do OS é ser um aliado do Executivo. Desta forma, no evento que será realizado na ACI, o prefeito eleito de Novo Hamburgo será convidado a estar presente na assembleia de instalação, efetivando a parceria nas ações do projeto. Atualmente, há Observatórios em mais de 95 municípios brasileiros, em 15 Estados.

No dia 19 de maio deste ano, a ACI promoveu a palestra com o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, ocasião em que o objetivo do evento foi a sensibilização da sociedade civil e a assinatura de uma carta de intenções para a implantação do OS em Novo Hamburgo. Diversas entidades representativas estiveram presentes e assinaram o documento. "O propósito da instalação do Observatório está em buscarmos a transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos, acompanhando as publicações do órgão público, verificando editais, fazer pesquisa de mercado, focando na correção do gestor em caso de inconformidade, entre tantos outros aspectos", ressalta Marcelo Clark Alves, presidente da ACI e da comissão organizadora.

Para a vice-presidente de Serviços da ACI, Tanha Schneider, também integrante da comissão organizadora, o momento é propício para a vinda do Observatório Social em Novo Hamburgo. “Os observatórios sociais instalados pelo Brasil, ao longo dos últimos anos, possuem ampla e fundamentada metodologia cuja adoção pelo OS de NH será um facilitador para a obtenção de resultados imediatos nas ações que pretende desenvolver. É uma forma dos cidadãos e do empresariado acompanhar, de forma mais efetiva e didática, a destinação dos recursos públicos, gerados a partir de muito trabalho e esforços em nossa região”, destaca.

Saiba todas as informações e as entidades representativas envolvidas no projeto, no link:

De Zotti – Assessoria de Imprensa
 Em 26/09/2016