Conselho da Comunidade de NH se reúne na ACI

Por ACI: 21/11/2014

Novo Hamburgo/RS - Dando seguimento aos trabalhos, o Conselho da Comunidade de Novo Hamburgo realizou, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, quinta-feira (20), Assembleia Geral Ordinária. Durante o encontro, o vice-presidente, professor Paulo Humann comentou da convocação recebida para a apresentação de documentos para habilitar-se a receber recursos da VEC (Vara de Execuções Criminais). De acordo com o presidente do Conselho, Osvaldo Silveira, já estão sendo providenciadas as negativas para o edital, que objetiva buscar recursos para as ações planejadas.

Na assembleia também foram discutidos os temas a serem transformados em projetos para o período 2015. Houve concordância em repetir os temas do ano anterior, especialmente o de atendimento médico aos apenados, em particular aos egressos de regime fechado que são transferidos para o semiaberto de Novo Hamburgo apresentando problemas crônicos de saúde, como doenças pulmonares e HIV. O objetivo é contar com o atendimento no decorrer de todo o ano.

O diretor de Relações Institucionais da ACI, Marco Aurélio Kirsch, reforçou a necessidade de uma parceria com o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) para verificar a viabilidade de uso dos pavilhões construídos na administração anterior e parcialmente destruídos por um vendaval. "Um deles está totalmente destruído e o outro eventualmente poderá ser reformado e adaptado para ser usado para atividades diversas, como trabalho para os apenados ou para educação profissional", destacou ele. A proposta é realizar um pré-projeto com avaliação orçamentária, com base na planta que será solicitada junto à Secretaria de Segurança e na Susepe em Porto Alegre. "Esta reforma do pavilhão poderá ser um quarto projeto a ser apresentado à VEC", esclareceu o grupo. O Sinduscon já esteve no local, representado pelo presidente Carlos Eckardt, há duas semanas.

Também houve a proposta da elaboração de um quinto projeto, de educação, visando a capacitação dos presos em trabalhos da construção civil, a exemplo de capacitação como azulejista. Neste projeto o Conselho contrataria uma organização de ensino técnico para esta atividade.

Os integrantes também manifestaram agradecimento à ACI, pela parceria e por levar a reunião mensal do Conselho para a instituição, mostrando o acompanhamento da sociedade hamburguense nos problemas de segurança e, em particular, dos problemas prisionais da cidade, apresentando sua parcela de contribuição para o equacionamento e solução desta problemática. A próxima reunião do Conselho está agendada para 11 de dezembro.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 21/11/2014