Conscientização Tributária através de várias ações da ACI

Por ACI: 21/05/2014

Novo Hamburgo/RS - Marcando a 10ª edição do Projeto do Dia da Consciência Tributária promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, várias ações estão sendo realizadas nesta semana. Na segunda-feira (19), teve início uma série de palestras em escolas das três cidades de abrangência da entidade e até sexta-feira haverá palestras na Instituição Evangélica, na Escola Aplicada do Campus 1 da Feevale, e no PIO XII, em Novo Hamburgo, no Espaço Cultural de Estância Velha, no Colégio Luterano Arthur Konrath e na Escola Cenecista, também em Estância Velha, no Colégio Tiradentes de Campo Bom, e também para novas turmas no CEI - Escola Municipal de Ensino Fundamental Centro de Educação Integrada, de Campo Bom. Os alunos recebem ensinamentos e orientações sobre impostos, o quanto está embutido em cada serviço ou produto consumido por cada brasileiro.

"O pagamento de tributos não é uma particularidade brasileira. Pelo contrário, a cobrança de impostos é uma ferramenta utilizada pelos governos do mundo inteiro há centenas de anos para viabilizar a administração pública dos serviços oferecidos à população. O que se debate, no nosso país, é a qualidade da contrapartida dos valores bilionários que pagamos em todas as esferas, municipal, estadual e federal. Por isto atuamos de forma constante e contínua, para que todos os brasileiros estejam conscientes do quanto pagamos para termos este retorno desejável para o bem-estar da população", destaca o presidente da ACI, Marcelo Clark Alves.

Além das palestras, a ACI, através dos Comitês de Serviços e Comércio, promoveu o III Concurso de Redação, direcionado aos estudantes das oitavas e nona séries. A premiação dos três primeiros colocados acontece na quinta-feira (22), durante a realização do Prato Principal, na Sociedade Ginástica, que contará com a palestra do secretário Extraordinário para Assuntos Estratégicos do Estado da Bahia, Edvaldo Brito, professor Emérito da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo). Ele vai abordar o tema "Reforma Tributária: nova repartição das receitas tributárias".

A comunidade também foi convidada a participar das atividades pelo Dia da Consciência Tributária promovido pela ACI, encaminhando um vídeo com até um minuto e meio, respondendo à pergunta "Afinal, para que servem os impostos?". O prazo de envio segue até dia 30 deste mês e o regulamento consta no site da entidade, no www.acinh.com.br.

A ACI também disponibilizou cartazes de conscientização para serem divulgados junto às empresas. Esta ação tem o apoio da Associação dos Contabilistas de Novo Hamburgo, Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Bom, Câmara de Dirigentes Lojistas de Estância Velha e Ivoti, Câmara de Dirigentes lojistas de Novo Hamburgo e Sindilojas Novo Hamburgo. O objetivo é disseminar a consciência do quanto o brasileiro paga de impostos e a necessidade de retorno destes pagamentos para o crescimento e desenvolvimento de todos os setores.

No hall da ACI também está disponível, durante toda esta semana, a exposição Feirão do Imposto, que tem o objetivo de demonstrar, através de alguns produtos do dia a dia do cidadão, quanto se paga de tributos sobre cada mercadoria adquirida. E no dia 27 de maio, a entidade realiza a palestra com o auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, Luiz Fernando Lorenzi, que vai abordar "O controle fiscal das empresas".

Mais informações sobre a participação das atividades pelo Projeto do Dia da Consciência Tributária podem ser adquiridas pelo fone 2108-2108 ou pelo e-mail capacitacao@acinh.com.br . A edição deste ano tem o patrocínio de Lojas Pompéia; Neves & Oliveira Advogados Associados; e Santos Silveiro Advogados, com colaboração de Motosul.

Confira nos links abaixo a entrevista com o diretor de Relações Institucionais da ACI, Marco Aurélio Kirsch, e uma das palestras nas escolas:

Clique aqui para assistir a entrevista com o Diretor de Relações Institucionais da ACI

Clique aqui para assistir uma das palestras nas escolas

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 21/05/2014