Condição de alerta para estiagem na Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos

Por ACI: 20/02/2020

Para conhecimento encaminhamos o Of. 17/2020/GAB/DRHS/SEMA, encaminhado pelo Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento - DRHS, informando sobre a condição de alerta para estiagem na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.

Conforme Boletim Hidrometeorológico Semanal (anexo) elaborado pela Sala de Situação da SEMA, informamos sobre a condição de alerta para estiagem na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos:

A partir de terça-feira (11) o Lago Guaíba e o Rio dos Sinos apresentaram declínios significtivos nas estações monitoradas. Na sexta-feira (14), a cota na Estação Cais Mauá foi de 14 cm, ou seja, a cota mas baixa do Lago Guaíba nesta estação nos últimos 3 anos.

Já o Rio dos Sinos, em São Leopoldo, encontra-se na cota de 37 cm em São Leopoldo, sendo esta a cota mais baixa nesta estação desde agosto de 2010, destaca-se a vazão neste ponto está abaixo de Q98.

Em função da baixa disponibilidade hídrica, segue em condições hidrológica de ALERTA para as bacias do Gravataí, Lago Guaíba, Sinos e Caí. As demais bacias gaúchas seguem em condição de ATENÇÃO.

Paulo Renato Paim - Diretor do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento e secretário executivo do CRH/RS.

Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS
Departamento de Gestão de Recursos Hidricos e Saneamento

Receba
Novidades