14/08/2014

Concurso de aplicativos e jogos INOVApps dará R$ 4,5 milhões em prêmios

Foi publicado no dia 05 de agosto pelo Ministério das Comunicações, um edital que lança o regulamento do Concurso de Aplicativos e Jogos Eletrônicos InovApps. Serão selecionados 50 projetos inéditos e originais de aplicativos e jogos de interesse público ("serious games") - com conteúdo ligado a educação e saúde, por exemplo.

Podem se inscrever pessoas físicas e empresas do ramo estabelecidas no Brasil até o dia 19 de setembro. A cerimônia de premiação está prevista para 14 de novembro, com prêmios totalizando investimentos de R$ 4,5 milhões.

O INOVApps é uma parceria com o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília. O concurso integra a Política Nacional de Conteúdos Digitais Criativos, que o MiniCom vem desenvolvendo ao lado de diversos órgãos municipais, estaduais e federais para expandir e fortalecer os segmentos produtores destes conteúdos no País. O objetivo é fomentar a criação de pequenas, médias e grandes empresas do setor, promovendo a integração do audiovisual com os setores relacionados a tecnologias e difusão das plataformas virtuais de distribuição.

Durante dois anos, a primeira versão dos jogos e apps selecionados ficarão sob propriedade do MiniCom, que irá distribui-los gratuitamente. Nesse período, os desenvolvedores terão a obrigação de entregar ao Ministério as atualizações da versão gratuita, mas, paralelamente, poderão lançar suas versões comerciais dos aplicativos.

Os projetos de apps e jogos sérios para dispositivos móveis e TVs digitais conectadas devem ser compatíveis com pelo menos uma das seguintes plataformas: Android, Blackberry, iOS, HTML5, Middleware Ginga e Windows Phone.

Os projetos selecionados deverão ser concluídos num prazo máximo de 120 dias, contados a partir da data de depósito da primeira parcela da premiação. Para a inscrição de projetos, o proponente deve baixar o formulário de submissão de propostas na página do MiniCom.

As propostas deverão se enquadrar em um dos nove temas relacionados no edital:

-Direitos e defesa do consumidor;

-Educação / Ensino;

-Saúde;

-Mobilidade Urbana;

-Segurança Pública;

-Turismo e Grandes Eventos;

-Gestão colaborativa de utilidade pública;

-Tratamento de indicadores de políticas públicas (dados abertos);

-Difusão de campanhas de utilidade pública

Fonte: Ministério das Comunicações