Como aproveitar o final do ano para recrutar executivos da área de vendas

Por ACI: 12/12/2018

Associado: Evermonte Executive Search

“O mercado de vagas executivas desacelera nessa época do ano. ”

Escuto muito essa frase nas conversas que realizo nos últimos meses de todos os anos. Entretanto, na prática percebemos uma realidade bastante diferente, principalmente falando da área comercial. Nessa época de planejamento do próximo ano fiscal e análises de resultados do exercício corrente, é quando os tomadores de decisão refletem sobre os resultados do trabalho realizado e necessidades de mudanças de rumo para o próximo ciclo, o que muitas vezes culmina na mudança de lideranças da área comercial.

Na outra ponta interessada, executivos que deram o melhor de si em suas operações, fecham ciclos, colocam os atingimentos de remuneração variável na calculadora, avaliam a complexidade das metas definidas e fazem suas ponderações sobre rumos da carreira estando muitas vezes mais abertos para movimentações.

Acaba sendo uma prática bastante comum deixar a decisão para janeiro, esperar o fechamento para começar o processo seletivo, participar das festas de final de ano da companhia e aproveitar as últimas semanas do ano para confraternizações. Essa decisão pode comprometer os resultados do próximo exercício, levando em consideração o tempo da própria seleção além da possibilidade de perdermos bons talentos por já terem assumido outros projetos.

Algumas empresas já entenderam essa dinâmica e estão “saindo na frente” nessa disputa por talentos recrutando e atraindo executivos nesse período. “Timing” em recrutamento executivo é fundamental, aproveite este momento para avaliar suas vulnerabilidades e planos futuros, potencializando sua força de vendas e atraindo talentos alinhados com os novos desafios da companhia.

https://www.evermonte.com/index.php/2018/12/06/como-aproveitar-o-final-de-ano-para-atrair-executivos-de-vendas/

Fonte: Evermonte Executive Search

Receba
Novidades