Comitê de Serviços promoveu o Fórum de Ética

Por ACI: 21/07/2017

Novo Hamburgo/RS – O Comitê de Serviços da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, promoveu, na noite de quinta-feira (20), o Fórum de Ética: Ética como fator de sucesso nos negócios. A palestrante Ana Tércia Lopes Rodrigues, vice-presidente de Gestão do CRCRS, abordou ética como elemento estratégico na tomada de decisões, como fator de mitigação de riscos na carreira e nos negócios, dilemas contemporâneos e ainda novos paradigmas.

Ao falar sobre o ambiente de negócios contemporâneos, Ana Tércia explicou a influência das mudanças tecnológicas no comportamento das pessoas e das organizações. "A forma como as pessoas se relacionam hoje é completamente diferente de uma geração atrás, e todos são atores de um mesmo cenário, sendo que o diferencial ainda está na ética. Este é o ponto de partida", observou.

Ao citar alguns exemplos de conhecidas empresas pelo Brasil, a palestrante também reforçou a importância do compromisso que cada pessoa/organização possui para uma atuação ética, íntegra e transparente. "Não pode haver exceções, nem flexibilizações", pontuou. "Só assim é possível demonstrarmos a determinação em combatermos e não tolerarmos a corrupção em quaisquer de suas formas, inclusive extorsão e suborno. É preciso saber dizer não, com firmeza e determinação, para oportunidades de negócios que conflitem com este compromisso de transparência", exemplificou ela. "E isto vale para questões empresariais e pessoais. Ética requer que tenhamos atitudes".

Mencionando o filósofo grego Aristóteles, considerado por alguns o fundador da ética, reforçou sua frase "é no agir que o humano se pode cumprir na sua possibilidade extrema como ser ético."

O final do evento contou com um debate tendo a participação da palestrante, do vice-presidente Jurídico da ACI, José Luís Mossmann, e do diretor de Relações Institucionais da entidade, Marco Aurélio Kirsch.

O Fórum teve o apoio de CV Soft Informática, apoio institucional de CRCRS e colaboração de Pomar Delivery de Frutas. A coordenação do evento esteve a cargo da vice-presidente de Serviços da ACI, Tanha Schneider.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 21/07/2017