Comitê de Estância Velha recebe convidados na última reunião do ano

Por ACI: 27/11/2019

Estância Velha/RS – O Comitê da Regional ACI Estância Velha recebeu, na reunião realizada terça-feira (26), convidados para debater diversos temas. O professor João Zani, membro do Conselho de Administração da Associação de Literatura e Beneficência, abordou o assunto “Cenários Econômicos 2020 e 2021”. Ex-pró-Reitor de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), ele tratou sobre o paradigma em transição, a governança mundial com o fim de Bretton Woods, a transição para o Consenso de Washington e globalização. Falou também sobre a Ásia emergente e protagonista, a possível estagnação secular, a taxa de juros negativos, o crescimento da economia mundial em declínio, a economia brasileira em processo de reformas e crescimento lento que possuem seu cenário com a inflação estabilizada, juros nominais e reais em queda histórica (transitória ou duradoura), câmbio flutuante refletindo incerteza da economia local e global. Também comentou sobre o que trava o crescimento brasileiro. “É a demanda externa e interna fraca, composta pelo consumo das famílias, assim como o pouco investimento privado e público”. Quanto ao crescimento potencial máximo da economia, o professor acredita que será em torno de 2%. 

Também estiverem na reunião o gerente de Estratégia, Renan Tronco, e o consultor Helio Miguel Koch, da empresa Perfil Energia, que levaram informações sobre o assunto de energia fotovoltaica. Tronco reforçou a importância de ter cautela quanto a energia fotovoltaica, pois até dezembro estará aberta uma consulta pública da Aneel que irá determinar novas regras para 2020, o que poderá influenciar consideravelmente a questão de retorno do investimento. Explicou que quem possui o sistema ou tiver o parecer emitido até o final de 2019 vai permanecer com as regras atuais em vigor até o ano de 2030.

Ainda na reunião, os integrantes do Comitê receberam o vereador Carlos Bonne e o assessor Luís Plínio dos Santos. O encontro foi coordenado pelo vice-presidente da Regional ACI Estância Velha, Cláudio Pozza, que entregou ao participante do Comitê, Carlos Adolfo Becker, o Prêmio Assiduidade, referente ao integrante mais assíduo nas reuniões da Regional, na gestão 2018/2019.

De Zotti Comunicações
Em 27/11/2019

Receba
Novidades