Comitê de Economia enxerga cenário de recuperação

Por ACI: 19/09/2017

Novo Hamburgo/RS – Na reunião do Comitê de Economia da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, realizada na quarta-feira (13), os integrantes resumiram sua análise de cenário com um olhar de início de recuperação econômica. Segundo o grupo, coordenado pelo vice-presidente Flavio Stein, a Bolsa de Valores de São Paulo atingiu o maior nível da história, em 74 mil pontos, sendo um marco desde 2008. “Este dado é sintomático porque a bolsa antecipa fatos, não é por acaso que o investidor está otimista. Ele já está enxergando 7% de juros, um cenário de recuperação econômica, que agora está começando a dar sinais um pouco mais claros”, enfatizaram.

Em relação à SELIC, o Comitê acredita que haverá nova queda na taxa de juros, que deve chegar a 7%. “A Ata do Copom diz 7,75%, com viés de 0,05% (para mais e para menos, sem precisar de reunião no Banco Central), mas no Brasil não há condições de baixar para menos que 7%, porque não dá segurança ao investidor”, explicaram.

No setor imobiliário, o mercado de São Paulo é um balizador, trazendo uma média. O preço do metro quadrado já está subindo e as construtoras estão vendendo os estoques. “Hoje estão abarrotados de caixa e têm que buscar terreno, projetos novos, que vai recuperar emprego na construção civil”, analisam os integrantes. No setor automobilístico, a situação é instável. “Estão trabalhando, mas com crescimento lento, com derivada positiva. Já na área de tecnologia, aparece o índice de 90% das empresas com dificuldades, devido aos contratos que a Petrobras não cumpriu. Mas existe um espaço para o aumento da rentabilidade. As empresas terão melhorias nos seus balanços, apresentando bons resultados”.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 19/09/2017