Comitê de Economia analisa setores pontuais da região

Por ACI: 27/03/2018

Novo Hamburgo/RS – A reunião do Comitê de Economia, realizada na quarta-feira (21), coordenada pelo vice-presidente Flavio Stein, debateu questões que dizem respeito a todas as organizações, assim como temas direcionados para atuações pontuais da região. A longevidade foi uma delas.

Segundo os participantes, a observação de que menos de 1% das empresas chegam aos 70 anos, e também de que empresas que ultrapassam os 30 anos não chegam a 3%, remeteu à avaliação de que empresas familiares que não conseguem administrar a sucessão podem ter como resultado a descontinuidade. “Essa é a barreira, quando sai da geração que criou e entra para a geração que tem que dar a continuidade, onde deixa de lado o foco da questão familiar, visado a gestão corporativa e profissional. O maior problema é quando chega na fase da terceira geração”, avaliaram. Para os integrantes do Comitê, o segredo é ter uma cultura inovadora dentro da empresa e esta pode ser em pequenas coisas, ou seja, em pequenas melhorias contínuas.

Outra avaliação realizada na reunião foi sobre a participação das empresas na Fimec deste ano, realizada no início de março, Novo Hamburgo. Para o setor de máquinas, a feira superou as expectativas dos anos anteriores, sendo uma vitrine, onde mostra tecnologia e os diferenciais. “O importante é fazer filtros de visitas, com potenciais de negociação, assim como é preciso desenvolver o cliente, ver a sua necessidade”.

Já o setor de varejo está estável, porém com a contínua apreensão da concorrência desleal. O cenário continua positivo, com queda de juros. No segmento de componentes para calçados há um crescimento, em função do encerramento de atividades de alguns concorrentes. Entretanto, a importância de investir, mesmo com recursos mais baixos, é apontada como uma grande alternativa de permanência no mercado, pelos integrantes do Comitê.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 27/03/2018