Comitê da Indústria analisa impactos da pandemia sobre atividades produtivas

Por ACI: 05/03/2021

Reunido nesta sexta-feira, 5, o Comitê da Indústria da ACI debateu os impactos da pandemia e, especialmente, a vigência da bandeira preta na região de Novo Hamburgo sobre as atividades do setor industrial.

Na abertura, o diretor da ACI, Marco Aurélio Kirsch, destacou a participação da entidade na elaboração de protocolos sanitários e os esforços jurídicos para assegurar a manutenção dos funcionamento das empresas associadas. “Indústria, comércio e serviços, desde o início, cumprem rigorosamente os protocolos, não sendo por isso responsáveis pela propagação da doença. Ao contrário, em suas dependências, dirigentes, trabalhadores e clientes estão protegidos”, disse.

Kirsch também fez referência à liminar obtida pela entidade que garante aos associados com faturamento acima de R$ 360 mil mensais o direito de continuarem, até o final de março, recolhendo o ICMS de acordo com as faixas anteriores ao projeto aprovado no final de 2020. E informou ter participado, na última terça-feira, de reunião on-line com Jorge Lima, secretário de projetos estruturantes do governo federal, para tratar de assuntos relacionados ao Transforma RS.

Próximos eventos

O diretor da ACI convidou os integrantes do Comitê da Indústria para as duas próximas edições do Prato Principal, que ocorrem nos dias 25 de março e 29 de abril. O palestrantes são General Sergio Westphalen Etchegoyen, ex-chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro e ex-ministro no governo Temer, onde atuou como chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República entre 2016 e 2018, que abordará tema O Cenário Institucional Brasileiro: Atualidade e Perspectivas, e Guilherme Baumhardt, gerente-geral da Rádio Guaíba, que falará sobre o papel da imprensa no cenário econômico-político brasileiro.

Negócios das indústrias

Na sequência, cada um dos participantes do Comitê apresentou a realidade de sua empresa. De um modo geral, todas registram atrasos nas entregas e aumentos preocupantes de preços de matérias-primas, o que causa elevação de custos de produção e a necessidade de repasse aos clientes. As atividades produtivas, apesar disso, se mantêm em níveis positivos e há expectativa em relação aos negócios nos próximos meses. As empresas também registram poucos casos de contágio pelo coronavírus e seguem todos os protocolos de segurança. Contudo, há preocupação com o período em que os trabalhadores estão em suas casas e em outros locais.