Começando a cobrar algo mais do que os tributos

Por ACI: 15/06/2015

Senhor ministro Joaquim Levy, queremos que o Estado brasileiro eleja um novo modelo de gestão pública. Em todas as competências, serviços e nomeações de cargos.

Retirem-se os burocratas criadores de dificuldades e caraminholas.

Que este enorme Estado brasileiro, criador constante de secretarias, sub-secretarias, assessorias, supervisões de toda a ordem, voltadas a lugar nenhum, desapareçam do horizonte daqueles que querem empreender neste país.

Um Estado de tamanho excessivo carece da ficção que a burocracia madrasta encena para o contribuinte, senão, como justificá-la? Precisamos, senhor ministro, de mensagens melhores do que a pretensa falha de sistema para habilitação no FIES - em prejuízo de milhares de estudantes pelo País. Ou da triplicação dos valores públicos dirigidos aos fundos partidários em meio a uma crise para cobrir as despesas do Governo.

Assistimos sua luta pessoal pelo aumento de impostos para o contribuinte e para as empresas, além do ajuste fiscal da administração pública, e perguntamos: o que impede o Governo atual de cortar, com sensatez, a ineficiência do setor público, a má-prestação de serviços ao cidadão e o empreguismo?

Por anos vemos um sistema de arrecadação de tributos competente e moderno funcionando em nosso País. E lamentamos que a mesma competência não seja utilizada no investimento daquilo que a sociedade brasileira mais precisa, a curto, médio e longo prazos: segurança, infraestrutura e educação, para dar alguns exemplos.

Não somos contra a existência de imposto, mas sim contra a ineficiência e a falta de respeito aos interesses da população. Será que a sociedade brasileira não estará ao lado do Governo nestes esforços pela eficiência, ou permaneceremos reféns de pequenos grupos que decidiram que o Brasil é deles? Se o imposto é devido, o benefício tem de retornar.

Insistiremos nas mudanças senhor ministro Levy. Afinal, a sociedade vem cortando na própria carne suas despesas de toda a ordem. É chegada a hora do Governo mostrar não só que respira em suas ações, mas que inspira por suas atitudes!

Marcelo Clark Alves
Presidente da ACI-NH/CB/EV