Cinco empresas vinculadas ao Comitê da Qualidade Vale do Sinos serão premiadas pelo PGQP

Por ACI: 30/07/2018

Novo Hamburgo/RS - Em 2018, 32 organizações foram campeãs. Todos os vencedores receberão os troféus e medalhas no dia 13 de agosto, a partir das 19h, em cerimônia no Teatro do Sesi, na FIERGS, logo após o 19º Congresso Internacional da Gestão, em Porto Alegre. Neste ano, o Comitê Regional Qualidade RS Vale do Sinos, presidido por David Paludo, tem cinco empresas vinculadas na lista.

* Sesc Novo Hamburgo/Novo Hamburgo - Troféu Prata
* Atrhol/Horizontina - Troféu Bronze
* Saft Embalagens/Parobé - Troféu Bronze
* CDL - Novo Hamburgo/Novo Hamburgo - Medalha Bronze
* Conexo Assessoria em Comércio Exterior Ltda/Novo Hamburgo - Medalha Bronze

O Prêmio Qualidade RS, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) chega à sua 23ª edição como referência internacional por sua capacidade de mobilização e disseminação das práticas de gestão.

Nesta edição, foram 37 candidatas ao Prêmio Qualidade RS, de micro, pequeno, médio e grande porte, nos diversos segmentos da economia gaúcha. Oito empresas se inscreveram pela primeira vez.

A vencedora do Prêmio Qualidade RS na categoria Troféu Diamante é o Senac-RS,  reconhecida pela segunda vez consecutiva, por ter sido reconhecida no Melhores em Gestão, pela FNQ. Receberão o Troféu Ouro sete empresas. Troféu Prata 10 organizações, Troféu Bronze 11 e a Medalha de Bronze, três. São premiadas, pela primeira vez no PQRS, sete organizações.

PRÊMIO - O Prêmio Qualidade RS, criado em 1996 pelo PGQP, proporciona às vencedoras visibilidade nacional quanto a seu sistema de gestão alinhado aos princípios da qualidade e da competitividade, incentivo à força de trabalho e maior autoestima dos colaboradores, além do reconhecimento da comunidade e dos parceiros de mercado com informações sobre práticas bem-sucedidas, preconizadas nos conceitos internacionais do Modelo de Excelência da Gestão (MEG). O PQRS promove a avaliação da gestão das organizações em oito fundamentos:
1 - PENSAMENTO SISTÊMICO
2 - COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS
3 - APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO
4 - ADAPTABILIDADE
5 - LIDERANÇA TRANSFORMADORA
6 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
7 - ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS
8 - GERAÇÃO DE VALOR

Em toda a história do Prêmio Qualidade RS (de 1996 a 2017), foram 2543 candidatas, totalizando 1594 reconhecimentos e 757 organizações diferentes premiadas. Ao todo, já foram treinados 9432 examinadores, dos quais 4601 atuaram nas visitas às candidatas.

O secretário-executivo do PGQP, Luiz Pierry, contextualiza a importância do esforço e da atuação das empresas vencedoras, que trabalharam forte sua gestão e desenvolveram-se com práticas inovadoras e sustentáveis. “O orgulho em premiar organizações que aprimoraram e elevaram o nível de trabalho baseadas em conceitos e princípios de Qualidade, Gestão e Inovação, é gratificante. Estas 32 empresas representam um exemplo para a sociedade gaúcha e brasileira de que há esperança na construção de um futuro melhor, mediante muito trabalho e envolvimento de todos. Sempre almejando um viés de futuro sustentável”, afirmou.

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) tem a missão de promover a competitividade sustentável do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior Ricardo Felizzola e do Conselho Diretor Daniel Randon. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 11 mil organizações associadas e uma rede de 71 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 300 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.

De Zotti - Assessoria de Imprensa, com informações do PGQP
Em 30/07/2018