Chamadas visam apoiar projetos de pesquisa

Por ACI: 27/09/2016

CNPq | Chamada CNPq/MCTIC/SECIS Nº 20/2016 - TECNOLOGIA ASSISTIVA
Novo

Esta chamada visa apoiar projetos de pesquisa sobre tecnologia assistiva, oriundos de Núcleos de Tecnologia Assistiva já constituídos, com a finalidade precípua de desenvolvimento e entrega de produtos ou serviços tecnológicos voltados ao atendimento das necessidades de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Inscrições: Até 10/10/2016

CNPq | Chamada CNPq/ANVISA N º 26/2016 – Farmacopéia Homeopática Brasileira
Novo

A presente chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisas com o objetivo de elaborar monografias de insumos ativos para uso homeopático, visando à ampliação do número atual de monografias da Farmacopeia Homeopática Brasileira. Para fins desta chamada, entende-se como:
• Farmacopeia – Código Oficial Farmacêutico do país, onde se estabelecem, dentre outras coisas, os requisitos mínimos de qualidade para fármacos, insumos, drogas vegetais, medicamentos e produtos para a saúde.
• Monografia – Ensaios e parâmetros que constituem critérios de qualidade para medicamentos, formulações, insumos, excipientes e etc.
Inscrições: Até 13/10/2016

CNPq | Chamada CNPq nº 22/2016 – Pesquisa e Inovação em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas
Novo

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais. Constitui objeto desta Chamada promover atividades de pesquisa multi e interdisciplinares articuladas entre grupos de pesquisa nacionais e estrangeiros, de alto impacto científico e que subsidiem a formulação de políticas públicas, nos seguintes temas:
a) Educação básica: ensino e formação docente
b) Cidadania, violência e direitos humanos
Inscrições: Até 24/10/2016

CNPq | Chamada MCTIC/CNPq Nº 25/2016 - PROGRAMA EDITORIAL
Novo

A presente Chamada tem por objetivo apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.
Inscrições: Até 13/10/2016

CNPq | Chamada MCTI/CNPq- Apoio às Atividades da Rede Nacional de Métodos Alternativos – RENAMA
Novo

A Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA) foi instituída pela Portaria n° 491, de 03 de julho de 2012, do MCTIC; com o objetivo de desenvolver, validar e certificar tecnologias e métodos alternativos para os testes de segurança e de eficácia de medicamentos, cosméticos, vacinas e outras atividades que envolvam animais de experimentação. Esta Chamada objetiva apoiar a RENAMA por meio do fomento a projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, na área de Métodos Alternativos ao Uso de Animais em Experimentação, particularmente os descritos na Resolução Normativa n° 18, de 24 de setembro de 2014, do CONCEA; induzindo a formação de Consórcios Temáticos de Pesquisa entre os Laboratórios Centrais e os Laboratórios Associados integrantes da RENAMA, como disposto na Portaria MCTIC n° 491, de 03 de julho de 2012.
Inscrições: Até 13/10/2016

CNPq | Chamada CNPq/CONICYT Call for Applications Nº 17/2016
Novo

This Call aims to select research proposals in order to financially support projects able to significantly contribute to: a) the scientific and technological development and innovation of the countries, according to the Cooperation Agreement between the CNPq and CONICYT; b) the strengthening of bonds between researchers of both countries in the proposed field; c) the achievement of scientific and technical results on a global level; d) the promotion of mobility and development of researchers in the beginning of their careers through joint research projects; e) the improvement of the quality of life of the elderly and their surroundings through research on the ageing process in Brazil and Chile; and f) the formulation of public policies for the aging population in Brazil and Chile.
Inscrições: Até 26/09/2016

CNPq | Chamada MCTIC/CNPQ/BRICS-STI Nº 18/2016
Novo

Esta chamada visa apoiar projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, no âmbito da cooperação CNPq/BRICS-STI, nas seguintes áreas temáticas:
• Recursos hídricos e tratamento da poluição;
• Tecnologia geoespacial e suas aplicações;
• Energias novas e renováveis e eficiência energética;
• Biotecnologia e biomedicina incluindo saúde humana e neurociências;
• Tecnologias de informação e computação de alta performance;
• Ciência e tecnologia oceânica e polar.
Inscrições: Até 20/09/2016

CNPq | Chamada CNPQ/CAPES/FAPS/BC-FUNDO NEWTON - Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD
Novo

A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.
Inscrições: Até 15/09/2016

CAPES | Edital nº 21/2016 Chamada Pública de propostas de eventos científicos no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP
Novo

O Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP – é um programa que visa impulsionar a realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação.
Inscrições: Até 21/09/2016

CAPES | Programa de Bolsas de Pós-doutorado Capes/ITV
Novo

Este edital visa estimular e apoiar a realização de projetos de pesquisa concedendo cotas de bolsas de pós-doutorado e recursos financeiros de custeio a pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação e pesquisa do ITV, com o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos, voltados para o Desenvolvimento de pesquisas avançadas em Mineração e Desenvolvimento Sustentável.
Inscrições: Até 30/10/2016

CAPES | Edital nº 57/2014 Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt
Novo

O Programa é uma iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento. A parceria visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.
Chamada 10 - 30 de julho 2016 a 30 de dezembro 2016
Chamada 11 - 31 de dezembro de 2016 a 28 de julho 2017

CAPES | Edital nº 02/2015 Programa Geral de Cooperação Internacional – PGCI
Novo

Selecionar projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias em todas as áreas do conhecimento, além de fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e estrangeiros. O programa também objetiva selecionar candidaturas individuais, para casos de candidatos academicamente excepcionais que não possam ser contemplados por editais específicos da CAPES para bolsas no exterior.
3ª Chamada: Inscrições de 1º de setembro a 30 de novembro do ano

CAPES | Edital nº 04/2015 Projetos para a Escola de Altos Estudos - EAE
Novo

Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.
3ª Chamada: Inscrições de 1º de setembro a 30 de novembro do ano

FINEP | Edital Público de Seleção de Projetos para Patrocínio Finep
Novo

Está aberto o prazo para recebimento de propostas de patrocínio de projetos a serem realizados no período de novembro de 2016 a abril de 2017. A Finep, de acordo com sua missão institucional de estimular esforços inovadores no país, apoia a Cultura e Eventos, Publicações e Exposições relevantes para a sociedade brasileira, no âmbito do Sistema de C,T&I - Ciência, Tecnologia e Inovação.
Projetos com início compreendido entre 02 de maio a 31 de outubro de 2017
Inscrições: 01/12/2016 a 12/01/2017

CNPq | Chamada Cnpq/Mctic/Cbab N°13/2016 - Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia - Cursos de Cooperação Internacional em Biotecnologia
Novo

A presente Chamada tem por objetivo expandir o conhecimento básico e aplicado em temas avançados em biotecnologia, de interesse para o Brasil, Argentina e Uruguai, no âmbito do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB), por meio de seleção de propostas para apoio financeiro a cursos em nível de pós-graduação, nos temas:
1.Biotecnologia aplicada à saúde animal e humana, incluindo testes toxicológicos;
2.Biotecnologia agropecuária e aquicultura;
3.Biotecnologia ambiental; 4.Biotecnologia industrial;
5.Temas específicos: biologia sintética, empreendedorismo e gestão da inovação, biossegurança e avaliação de riscos, incluindo biotérios, nanobiotecnologia, bioinformática, ciências ômicas e edição genômica com ferramenta de CRISPR.
Inscrições: Até 03/10/2016

FAPERGS | Programa de Nucleação de Grupos de Pesquisa – PRONUPEQ
Novo

O edital tem o objetivo de apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação envolvendo núcleos formados por pesquisadores com destaque na sua área de conhecimento e com experiência na coordenação de projetos, que tenham obtido o título de doutor a partir do ano de 2007, de modo a induzir a formação de novos núcleos de excelência em pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul em um dos seguintes TEMAS, em consonância com as áreas prioritárias definidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SDECT) e com o apoio do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Estado do Rio Grande do Sul (FOPROP):
1) Fármacos e complexo industrial e assistencial da saúde;
2) Indústria aeroespacial e de defesa;
3) Agroindústria e alimentos;
4) Tecnologias sociais;
5) Energia;
6) Transportes, logística e mobilidade urbana.
Inscrições: Até 19/09/2016

FAPERGS | Programa de Nucleação de Grupos de Pesquisa – PRONUPEQ
Novo

O edital tem o objetivo de apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação envolvendo núcleos formados por pesquisadores com destaque na sua área de conhecimento e com experiência na coordenação de projetos, que tenham obtido o título de doutor a partir do ano de 2007, de modo a induzir a formação de novos núcleos de excelência em pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul em um dos seguintes TEMAS, em consonância com as áreas prioritárias definidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SDECT) e com o apoio do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Estado do Rio Grande do Sul (FOPROP):
1) Fármacos e complexo industrial e assistencial da saúde;
2) Indústria aeroespacial e de defesa;
3) Agroindústria e alimentos;
4) Tecnologias sociais;
5) Energia;
6) Transportes, logística e mobilidade urbana.
Inscrições: Até 19/09/2016

Chamada internacional apoiará projetos de P&D entre Brasil e União Europeia
Novo

4ª Chamada Coordenada BR-UE, realizada entre Brasil e União Europeia, pretende apoiar e promover projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em temas como Internet das Coisas, 5G e computação em nuvem, por meio de consórcios entre instituições e empresas brasileiras e estrangeiras. As regras do edital internacional serão anunciadas em 20 de setembro, em Brasília (DF), como parte da programação do ICTWeek 2016, evento promovido pelo Brasil e a Comissão Europeia entre 20 e 23 de setembro, no âmbito do programa Diálogos Setoriais.
Inscrições até: Será anunciado no dia 20 de setembro.

Edital SEBRAE 01/2016 – Programa Inovação nos Pequenos Negócios
Novo

A plataforma InovAtiva Brasil está com inscrições abertas para projetos em tecnologias inovadoras ou capital intelectual, contemplando as cinco regiões brasileiras. Serão R$ 20 milhões destinados a projetos de 24 unidades da federação (não aderiram a este edital: Amapá, Pará e São Paulo). O Sebrae contribuirá para aumentar a competitividade e a produtividade dos pequenos negócios com potencial de alto impacto. O subsídio será de até R$ 120 mil por projeto, com prazo de execução de 24 meses.
Inscrições: Até 23/09/2016

Parcerias Internacionais para Inovações Sustentáveis
Novo

As diretrizes para financiamentos CLIENT II - Parcerias Internacionais para Inovações Sustentáveis, apontam para a promoção de parcerias internacionais nos setores climático, ambiental e energético e contribuem substancialmente para a implementação do programa-quadro Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável. Propostas de projetos internacionais de P&D deverão ser apresentadas sob forma de esboços à entidade executora do BMBF pelo coordenador alemão da cooperação.
As datas estabelecidas para a apresentação das propostas serão: 29 de setembro de 2017 e 31 de janeiro de 2019.

Horizonte 2020 - Programa Europeu de apoio à Pesquisa, Inovação e Cooperação Internacional
Contínuo

É o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia (UE). Deverá conduzir a mais descobertas, avanços e lançamentos globais, transferindo ideias inovadoras dos laboratórios para o mercado. O Programa promove a transferência de tecnologia e inovação e sinergias entre Academia e a Indústria. Perto de 80 bilhões de euros de financiamento, estão disponíveis ao longo de sete anos de atuação do programa (2014 a 2020).
Candidatos brasileiros são elegíveis para participar do programa Horizonte 2020, mesmo como coordenadores, porém, Instituições Brasileiras não recebem financiamento automático. Com exceção de alguns casos específicos (ex. Pesquisadores individuais, ou se for indicado no edital), onde o Brasil pode beneficiar de recursos, na maioria dos casos deverá participar com co-financiamento.

Fonte: Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Feevale

Receba
Novidades