Cenário econômico ainda gera falta de confiança para investimento

Por ACI: 27/06/2017

Novo Hamburgo/RS – Os integrantes do Comitê de Economia da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha se reuniram na quarta-feira (21), ocasião em que o cenário econômico teve nova análise por parte do grupo. De acordo com o vice-presidente de Economia da entidade, Flávio Stein, a projeção de que a taxa Selic entrasse em declínio e a inflação caísse estão se efetivando. Entretanto, num olhar mais focado na região, a constatação é de que o setor coureiro-calçadista ainda se encontra em dificuldades, mas há uma previsão de que o segundo semestre apresente melhora, embora com cautela pelo menos até o final deste ano. “A indústria calçadista está tendo perda de capital de giro, então a opção é vender com 50 % de desconto ou estocar para o próximo ano, pois os clientes estão pedindo prorrogação nos títulos e a inadimplência cresceu muito”, observou o grupo.
 
Na agroindústria, um dos setores mais importes para a economia brasileira, é observado que o mercado de venda de gado está positivo, mas sempre há um risco presente, já que a margem não é elevada, e quem comprava à vista, agora pede 30 dias de prazo. “Os grandes empreendimentos agropecuários estão preparados para enfrentar os altos e baixos devido ao reflexo do clima, já que investiram em tecnologia. Isto também reflete no setor de máquinas, que está bem, tendo uma expectativa positiva para o segundo semestre e também contando com a iniciativa de exportações para Argentina, Bolívia, Guatemala e Portugal”.
 
Mas o cenário ainda é crítico, mesmo para o empresário que já investiu. “Os acontecimentos políticos que ocorreram no mês de maio pegaram a todos de surpresa. Os que estavam otimistas já veem um cenário mais nebuloso. A política está interferindo diretamente na confiança do ambiente jurídico/econômico do país. O que se observa de positivo é que o investidor estrangeiro está aí, aguardando soluções para dar início a investimentos no Brasil”, destaca Stein.
 
De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 27/06/2017

Receba
Novidades