51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Notícias

16/04/2018

CDI passou a render 0,53%! Como voltar a ganhar 1% ao mês?

Clique na imagem e veja a galeria completa

Associada: Zahl Investimentos

Neste artigo você vai aprender como melhorar a rentabilidade dos seus investimentos através de fundos e como se posicionar para o cenário econômico atual.

O que aconteceu?
Com os esforços do governo para reaquecer a economia, o COPOM (Comitê de Política Monetária) vem realizando consecutivos cortes na taxa SELIC. Assim, considerando a nova regra de remuneração, válida para depósitos efetuados após 2012, a rentabilidade da poupança passou a ser de tímidos 0,37% ao mês - ou seja, 70% da taxa Selic atual.

Como uma bordoada, as quedas da Selic não afetaram somente a poupança, pois o investidor que hoje está posicionado em investimentos atrelados ao CDI foi obrigado a buscar novas alternativas para obter um retorno maior e buscar o 'sonhado' 1% ao mês.

VEJA TABELA DO IPCA E PIB

Note que as estimativas do BACEN para inflação e SELIC seguem em baixa, então com base nessa visão de cenário, vamos as alternativas mais interessantes.

As alternativas
Com o custo de oportunidade reduzido e a dificuldade em obter retornos próximos à 1% ao mês o investidor passou a investir em alternativas com perfil pelo menos moderado, diversificando o portfólio em investimentos mais estruturados. Entre os investimentos que se propuseram a entregar um retorno maior estão: CDBs atrelados ao IPCA e prefixados, COEs, fundos multimercado, fundos de ações, fundos internacionais, fundos imobiliários e operações na bolsa de valores.

“Onde eu invisto, então? “

O ideal é que exista um equilíbrio no portfólio, diversificando entre os tipos de investimentos disponíveis e, se o seu perfil permitir, ir acrescentando ativos com um objetivo de retorno maior, buscando otimizar os ganhos sem se expor demasiadamente.

Considerando o passado, vamos a um exemplo hipotético de uma alocação estratégica, visando aumentar os ganhos do portfólio:

VEJA A TABELA

Na tabela acima é possível visualizar como os investimentos desempenharam no passado, com as cotas atualizadas até 29/03/2018. Note que cada investimento possui sua rentabilidade demonstrada em diferentes períodos, representando um percentual do portfólio e no início da tabela a média de todos os investimentos, demonstrando o desempenho como um todo ao longo do período. Acima você encontra também como R$ 200 mil teriam evoluído ao longo de 36 meses.

A composição acima foi estruturada de forma que diversos segmentos do mercado fossem aproveitados, tanto através dos fundos multimercados macro, multimercado de renda variável e a renda fixa tradicional. Reforço que para um portfólio desta magnitude o perfil do investidor deve ser pelo menos moderado. Além da combinação elaborada, existem diversos outros tipos de investimentos e fundos de investimento, podendo estruturar um portfólio que atenda seus objetivos e fique dentro do seu perfil de risco.

Importante salientar que a rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, principalmente em fundos de investimento.

Quer conhecer mais o meu trabalho e contar com a expertise de quem vive o mercado financeiro?

Entre em contato comigo.

Fernando H. Arnhold - Zahl Investimentos
Contato fernando.arnhold@zahl.com.br
Para Abertura de conta: https://www.xpi.com.br/aai/#/passo/1?assessor=A67793

Fonte: Zahl Investimentos