Calçados produzidos na Fimec 2019 são doados para instituições sociais

Por ACI: 14/03/2019

Associada: Fenac

Durante ato simbólico de entrega dos 1.945 pares, entidades destacaram a importância da doação diante das fortes chuvas que atingiram Novo Hamburgo e a região na última semana

Na tarde desta quarta-feira (13), a Fenac, junto com o IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos) e a Coelho Assessoria Empresarial, realizou o ato simbólico de entrega dos calçados produzidos na Fábrica Conceito da 43ª Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes. Ao todo, foram repassados 1.945 pares de calçados para 12 entidades assistenciais da região, além da Secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo (SDS), que também foi contemplada.

Na ocasião, o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, realizou a doação de calçados à Secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo e destacou a importância do projeto nos aspectos sociais. “Achamos necessário antecipar a doação dos calçados para este momento considerando as circunstâncias de Novo Hamburgo e da região em virtude das fortes chuvas que atingiram a comunidade, buscando ajudar as famílias atingidas”, destacou Jung. A prefeita municipal, Fátima Daudt, agradeceu a doação. “Este ato é de extrema importância neste momento que vivemos em nosso município. Inclusive visitamos uma família em que uma das meninas estava sem calçado para ir à escola em virtude das enchentes. Precisamos fazer deste ato um exemplo para a cidade”, comentou.

Já o diretor da Coelho Assessoria Empresarial, Luís Coelho, por sua vez, repassou pares de calçados à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ivoti; Amigos do Mundo de Ivoti; ABEFI de Novo Hamburgo; ADEVIS de Novo Hamburgo; Casa João Bosco; APAE de Novo Hamburgo; Comunidade Evangélica de Novo Hamburgo; Kinder Centro de Integração da Criança Especial de Porto Alegre. “A Fábrica Conceito nasceu com o propósito de mostrar a tecnologia no setor, no entanto, neste décimo ano do projeto podemos dizer que este âmbito social - de geração de empregos, oportunidades e doação de calçados - é preponderante”, pontuou Coelho.

Já o presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, doou calçados para a Secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo; o Lar São Vicente de Paula; Lar do Menino (Projeto Girassol);  Horta Comunitária Joanna de Ângelis; e AMO Criança. “Além deste aspecto fundamental da doação dos calçados, é comovente ver como a Fábrica Conceito proporciona que pessoas em busca de recolocação no mercado consigam uma oportunidade a partir da demonstração de seu trabalho no projeto”, comentou.

Sobre a Fábrica Conceito - A Fábrica Conceito é um projeto realizado há dez edições durante a Fimec. Única no mundo, a iniciativa apresenta ao visitante da feira a produção de calçados em tempo real, com o objetivo de gerar uma experiência exclusiva ao visitante: a de acompanhar a mão de obra e todas as tecnologias e materiais aplicados na produção calçadista. Os responsáveis pelo projeto são Fenac, IBTeC e Coelho Assessoria Empresarial, com apoio da Abicalçados através do Projeto SOLA. Neste ano, as marcas que produziram na feira foram Calçados Kildare, de Novo Hamburgo, e Calçados Arezzo, de Campo Bom. As duas indústrias desenvolveram inovações especialmente para apresentar no projeto. A Fábrica Conceito ainda contou com uma unidade de produção do Senai, com um sapato totalmente desenvolvido pelos alunos do Instituto Senai de Tecnologia do Calçado. O projeto envolveu em torno de 60 colaboradores em busca de recolocação no mercado de trabalho.

A edição de 2020: A 44ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) está marcada para os dias 10, 11 e 12 de março das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS).

Fonte: Maiara Sparrenberger/Assessoria de Imprensa da Fenac