Brasil: uma educação para subdesenvolvimento foi apresentado no Prato Principal da ACI

Por ACI: 31/07/2015

Novo Hamburgo/RS - O arquiteto Percival Puggina, empresário e escritor, foi o palestrante do Prato Principal promovido quinta-feira (30), pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Com posições definidas, falou sobre a apropriação ideológica do sistema de ensino e sobre a cultura de igualitarismo que amplia diferenças.

Tendo como tema geral "Brasil: uma educação para subdesenvolvimento", Puggina antecipou aos presentes que abordaria sobre uma importante conscientização da gravidade que está acontecendo na área educacional. "Recebo relatos do Brasil inteiro. Temos 50 milhões de alunos, entre o ensino público infantil, fundamental e médio, e o ensino privado, com jovens e adolescentes recebendo informações com cunhos ideológicos. É um crime fazer da educação um programa político. A educação é a base de tudo e, no Brasil, não está cumprindo seu papel. Conhecimento é coisa séria, é a construção da pessoa. E o país não está aparelhado para ensinar", ressaltou o palestrante, complementando que, na sua avaliação, a rede de ensino pública virou uma causa política.

Para Percival Puggina, os conteúdos didáticos são desprezados. "O que se vê são ensinamentos ideológicos nas aulas, e não de conhecimento. Os conteúdos são ensinados de acordo com o direcionamento das autoridades do Ministério da Educação. O professor não pode fazer isso, querer formar a cabeça dos alunos com suas ideias pessoais. Isto é uma agressão. E o potencial de talentos dos estudantes não é trabalhado".

O palestrante concluiu lembrando a necessidade de postura com relação ao ensino nas áreas de Mestrado e Doutorado. "É aqui que se formam professores para as universidades e que vão repassar conhecimento aos novos profissionais. O que vemos agora no Brasil é o resultado de um produto político".

Puggina é autor de Crônicas Contra o Totalitarismo; Cuba - a Tragédia da Utopia; Pombas e Gaviões e A Tomada do Brasil (no prelo). Em 2010 foi agraciado com a medalha Simões Lopes Neto, por serviços prestados à cultura estadual. Assumiu, recentemente, a cadeira nº 7 da Academia Rio-Grandense de Letras.

No encerramento da reunião-almoço, o presidente da ACI, Marcelo Clark Alves, entregou ao palestrante o livro que narra a trajetória de 90 anos da entidade. O patrocínio do Prato Principal foi de CONEXO – Conexões que conquistam o mundo e Sicredi - Gente que coopera cresce, com colaboração de Cavian Arts Promocionais; Stratosom Sonorizações e Sucos Petry.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Fotos: Fábio Winter & Lu Freitas
Em 31/07/2015

Receba
Novidades