Bate-papo e sessão de autógrafos com Pronila Krug

Por ACI: 05/12/2018

Associado: Sinfonia Vale do Sinos

Escritora de 72 anos apresentará seu livro de crônicas no dialeto Hunsrik

O residencial Sinfonia Vale do Sinos convida para um bate-papo com sessão de autógrafos no dia 10 de dezembro, às 16h, com a escritora Pronila Krug. Ex-Rainha do Kerb de Ivoti, costureira e professora aposentada, Pronila é autora de centenas de crônicas feitas no dialeto Hunsrik. O livro Crônica de Pronila contém textos no dialeto com tradução em português estará à venda por 20 reais. O evento é gratuito, mediante inscrição prévia pelo telefone 3594.3000.

Sobre a obra

48 textos escritos no dialeto alemão e traduzidos para o português refletem o trabalho de quase 10 anos resultaram na obra "Crônicas de Pronila". O livro pode ser colocado na cabeceira da cama e lido diariamente, treinando o dialeto.

Para Pronila, quem fala no cotidiano tem a experiência de ler o dialeto escrito. “O estudante do alemão gramatical pode estranhar, mas está longe de comprometer a comunicação que perpassa gerações”, afirma.

A obra conta com prefácio da cidadã honorária de Ivoti, Erica Lecke, comentários do jornalista Moacir Fritzen, da professora de alemão Fernanda Von Muhlen e da filha Sandra Kohl, que viu sua mãe redigindo os textos para os jornais locais. "Acredito que o livro possa servir de legado de uma tradição antiga e para quem valoriza e deseja preservar esse dialeto que contribuiu para a integração das famílias por longa data. Espero que as próximas gerações possam se sentir incentivadas a praticarem o dialeto”.

Sobre a autora

Pronila Krug nasceu em 06 de setembro de 1946 em Picada 48 Baixa, hoje Lindolfo Collor, atualmente reside na cidade de Ivoti. Cursou o primário na Escola da Comunidade da mesma Picada em 1952 até 1958, passou então a estudar em Ivoti na Escola Mathias Schütz, cursando o normal regional, em 1979 passou a estudar na escola normal Santa Catarina de Novo Hamburgo cursando o magistério.

Trabalhou trinta e dois anos na prefeitura de Ivoti, como professora na Escola Municipal Osvaldo Cruz em 14 Colônias e na Monteiro Lobato em Picada 48 Baixa, também atuou na Escola Municipal Castelo Branco da Colônia Japonesa, por dezessete anos atuou como diretora e vice diretora da Creche Bem Querer e como  diretora e supervisora das creches municipais em Ivoti, Pedacinho  do Céu, Pintando o sete, Ursinho Carinhoso e Pequeno Polegar.

Por vários anos escreveu artigos em Hunsrick para jornais da região. É membro do Consepro, sócia da Casa Da Amizade, sócia e tesoureira do Conselho dos Aposentados e Pensionista de Ivoti, membro do Conselho de saúde e integrante do grupo de Historiadores de Ivoti, fundadora e colaboradora da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Sempre atuou na Sociedade prestando serviços comunitários.

Fonte: Cristine Foernges/ Assessoria de Comunicação