Automação logística será ponto chave de gestão na Fábrica Conceito da Fimec 2018

Por ACI: 09/11/2017

Associada: Abicalçados

A 42ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), que acontece entre os dias 6 e 8 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS, será palco para a apresentação da metodologia difundida pelo Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (Sola). A exposição será realizada na operação da fábrica (expedição e linhas de montagem) e conta com estande próprio do projeto, idealizado pela Abicalçados e que tem no seu comitê gestor empresas associadas da entidade.

Conforme Igor Hoelscher, consultor da Abicalçados, a proposta é apresentar aos visitantes, no espaço Salão de Logística, as soluções do projeto, que permitem padrões globais e boas práticas para a codificação, processo e troca eletrônica de dados (EDI) com um melhor controle e rastreabilidade de todo o processo de logística. “As empresas têm custos elevados em logística, o que influencia na competitividade. Com a adoção do Sola, elas poderão reduzir significativamente os custos, especialmente no retrabalho gerado por erros decorrentes de processos manuais no controle da entrada, saída e movimentação de mercadorias”, comenta, acrescentando que a rastreabilidade permitida pelo sistema também inibe perdas, desvios, extravios, falsificação e pirataria.

Projeto
O Sola é a continuidade do Grupo de Otimização Logística (GOL) do setor calçadista. No início de 2002, viu-se a possibilidade de ampliar a utilização das ferramentas de automação em toda a indústria para fomentar a competitividade do setor. Desde então, o propósito é de difundir o uso de um padrão internacional que sirva para qualquer empresa, para o mercado interno ou externo, a fim de substituir modelos proprietários (servem apenas para a própria empresa que aplica e não é aproveitado na cadeia).

Assim, um grupo de empresas se reúne periodicamente através de um Comitê Gestor para discutir os desafios e definir a metodologia a ser aplicada para automatizar os processos e dar velocidade nas transações comerciais sem retrabalho. Mais informações no site www.sola.org.br  .

Fonte: Diego Rosinha/Assessor de Imprensa da Abicalçados