Arábia Saudita possibilita solicitação de visto pela Internet

Por ACI: 21/11/2019

Quando o assunto é férias, destino turístico é o que não falta, seja no Brasil ou no exterior. Já falamos aqui no blog da Traduzca diversas vezes sobre o assunto, com dicas, sugestões e roteiros sobre vários lugares do mundo. Um dos passos antes de embarcar, caso seu destino seja internacional, é a solicitação do visto de entrada no país, o que pode demorar um certo tempo e até mesmo ser negado. No entanto, um país do Oriente Médio está reabrindo as portas para o turismo com a possibilidade de solicitação de visto pela Internet. E os brasileiros já podem aproveitar essa mudança.

A Arábia Saudita é o maior país do Oriente Médio. Fundado em 1932 por Abd al-Aziz Al Saud, a nação guarda os dois lugares mais sagrados do islamismo, a Grande Mesquita de Meca e a Mesquita do Profeta, em Medina. Por esse motivo, o país é chamado pelos islâmicos de “Terra das Duas Mesquitas Sagradas”. Tendo o árabe como idioma oficial, o país tem a cultura local baseada na religião predominante, o islã. A região ainda guarda algumas das maiores reservas de petróleo e gás natural do mundo, além de ser considerada a 19ª maior economia do planeta, segundo o Banco Mundial.

Para que o turismo volte a ser um dos grandes atrativos, a Arábia Saudita está investindo “bilhões de dólares em infraestrutura e no desenvolvimento de patrimônios e espaços de cultura e entretenimento”, disse o diretor de turismo local, Ahmed Al-Khateeb, em entrevista à agência de notícias Reuters. A expectativa é de que o turismo seja responsável por 10% do PIB do país, contra 3% atualmente. Segundo al-Khateeb, os estrangeiros que visitarem o país viverão “um momento histórico”. Dentre as atrações turísticas locais estão o sítio arqueológico Madain Saleh e as construções históricas da cidadela de Al-Diriyah, listados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, além da Pedra do Elefante, um dos marcos do deserto de Ula.

Até agora, apenas cidadãos de Bahrein, Kuwait, Omã e Emirados Árabes Unidos tinham autorização para viajar pela Arábia Saudita, além de peregrino islâmicos que viajam a Meca. Com a mudança, visitantes de alguns países poderão solicitar o visto pela Internet, válido por um ano, com direito a múltiplas entradas e permanência por até 90 dias. A lista de países autorizados é atualizada conforme acordos internacionais e turistas brasileiros já podem fazer a solicitação pelo site oficial.

Fonte/Associado: Traduzca

Receba
Novidades