Apresentadas as áreas temáticas para a Consulta Popular 2019 na região do Vale do Rio dos Sinos

Por ACI: 16/08/2019

Assembleia Regional Ampliada acontece na próxima quarta-feira, 21 de agosto, no Câmpus II da Universidade Feevale

Novo Hambugo/RS - O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio dos Sinos - Consinos realizou, na terça-feira, 13 de agosto, a primeira etapa do processo da Consulta Popular 2019 – Orçamento Estadual 2020. A Assembleia Pública Regional do Consinos aconteceu no auditório do prédio Azul, no Câmpus II da Universidade Feevale.

Durante o evento, foi desencadeado formalmente o processo da Consulta Popular 2019 pelo Consinos e pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE). Na ocasião, foram apresentadas as diretrizes e as áreas temáticas da Consulta, o caderno de diretrizes, bem como realizada a composição da Comissão Regional da Consulta Popular 2018, formada por nove representantes.

O valor total para a Consulta Popular 2019/2020 é de R$ 20 milhões para todo o Estado do RS e, para o Consinos, totaliza R$ 742.857,14. Foram definidos o número de três (3) projetos para composição da Cédula de Votação da Consulta Popular 2019 do Consinos, e um (1) projeto eleito com valor de 100%.  O caderno de diretrizes apresentado está disponível no site do Consinos www.consinos.br , na aba Documentos.

As áreas temáticas que integram o caderno de diretrizes foram focadas em sete (7) projetos do Planejamento Estratégico do Consinos 2015-2030, os quais serão discutidos nas Assembleias Públicas Municipais e/ou Microrregionais (segunda etapa do processo) até dia 20 do corrente mês:

1) Revitalização de parques, praças e áreas histórico-culturais da região.
2) Desenvolvimento da economia ambiental e agricultura familiar e orgânica.
3) Criação do Escritório do Investidor do Consinos, proporcionando o aumento da competitividade de empresas estabelecidas na região.
4) Desenvolvimento de programas de incentivo para a indústria do Turismo aproveitando os potenciais regionais.
5) Ampliação e implantação de ações para o desenvolvimento da agroindústria e aumento da produção de alimentos orgânicos.
6) Desenvolvimento da Economia popular solidária com o estímulo à formalidade.
7) Ampliação do sistema de coleta seletiva de lixo, promovendo os programas municipais de gestão de resíduos.

Saiba mais

Os valores dos projetos, que são compostos por produtos, serão adequados ao recurso do Consinos para esta Consulta Popular 2019/2020. Os projetos eleitos nas Assembleias Públicas Municipais e/ou Microrregionais serão levados à Assembleia Regional Ampliada do Consinos, terceira etapa do processo, que ocorrerá no dia 21 de agosto, na Universidade Feevale.

A votação da Consulta Popular 2019 ocorrerá em todo o Estado do RS nos dias 4, 5 e 6 de setembro, com voto somente em meio eletrônico (on-line: www.vota.rs.gov.br , off-line e via SMS). Na oportunidade, a população elegerá os principais projetos de sua região.

Assembleia Regional Ampliada - O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio dos Sinos – Consinos e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), realizam a Assembleia Regional Ampliada. O evento acontece na próxima quarta-feira, 21 de agosto, às 19h, no Espaço Cosmos, localizado no 3º andar do prédio Vermelho, Câmpus II da Universidade Feevale. Estão convidados para a atividade a Assembleia do Consinos, a Comissão Regional da Consulta Popular 2019 e os delegados eleitos nas Assembleias Públicas Municipais/Microrregionais 2019. Na pauta, serão abordados assuntos como a aprovação dos projetos para a composição da Cédula de Votação da Consulta Popular 2019 – Orçamento Estadual 2020, a definição da distribuição dos recursos do projeto eleito entre os municípios e critérios para tal distribuição, além de orientações para a Votação da Consulta Popular de 4, 5 e 6 de setembro deste ano.

Sobre o Consinos

O Consinos, um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, é composto por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. Presidido pelo professor da Universidade Feevale, Gabriel Grabowski, trata-se de um fórum de discussão e decisão a respeito de políticas e ações que visem ao desenvolvimento regional. Mais informações podem ser obtidas no site www.consinos.org.br .

Fonte: Assessoria de Imprensa da Universidade Feevale

De Zotti Comunicações