ACI sedia capacitação envolvendo governança e desenvolvimento para o empreendedorismo, numa ação do Sebrae

Por ACI: 07/08/2018

Novo Hamburgo/RS – A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha está sediando a capacitação Governança: Desenvolvimento para o Empreendedorismo. Realizado pelo Sebrae RS, o curso é promovido em etapas. O primeiro encontro ocorreu na segunda-feira (06) e a segunda etapa na terça. O próximo encontro será dia 20 de agosto. “Este é um movimento de capacitação para lideranças comprometidas com o sucesso de Novo Hamburgo. Voluntários que, através desta imersão profunda proposta pelo Sebrae RS, refletem em grupo partindo de conceitos sobre governança para o desenvolvimento, para, num momento posterior, entregar ao município um rol de ações a serem compartilhadas com o poder público e população, visando resultados para a atratividade e manutenção de negócios e empregos”, ressalta o diretor-geral da ACI, Marco Aurélio Kirsch.

Objetivando aprimorar o empreendedorismo e a liderança, a primeira fase tratou sobre percepção, modelos mentais, consenso e cooperação, e conduta estratégica. O segundo encontro trata sobre o líder e sua cidade, diagnóstico municipal, panorama de alternativas, análise estratégica (FOFA), definição de eixos e plano de ação. Já no dia 20 os temas estarão voltados para governança, definições, tríplice hélice, preparação final para institucionalização e ato de institucionalização.

FOMENTO - Com o propósito de levantar demandas da cidade, objetivando transformar ideias em ações para o fomento ao empreendedorismo, a ACI sediou, no final de abril, a primeira reunião que criou o Comitê de Governança Empresarial de Novo Hamburgo. Tendo a coordenação técnica do projeto pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS), foram destacadas as linhas gerais deste trabalho. “Sempre com a visão de buscar boas práticas, focando na sustentabilidade e fortalecimento das entidades e formadores de opinião, o Sebrae da Regional Vale do Sinos, Caí e Paranhana pretende contribuir e acelerar os eixos estratégicos de desenvolvimento para estruturar os planos de ações”, enfatizou o gerente da Regional, Marco Copetti. Ele também acrescentou que projeto semelhante foi desenvolvido na região Sul, fronteira do Estado, e que hoje já anda de forma independente.

A gestora Paula Nicolini, da Gerência Regional, fez a apresentação dos primeiros trabalhos explicativos, buscando sugestões nas questões envolvendo fomento ao empreendedorismo, desburocratização da Sala do Empreendedor, inovação e tecnologia, e liderança. “Esta ação reúne entidade públicas, privadas e formadores de opinião, focando em atitudes que resultem em desenvolvimento”, assinalou ela na ocasião.

Além da ACI, participaram os representantes do Sebrae Regional Vale do Sinos, Caí e Paranhana, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro (IBTeC), a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), a Associação de Indústrias de Curtumes do Rio Grande do Sul (AICSul), a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas para Couro e Calçados (Abrameq), a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, a Escola Técnica Liberato Salzano, a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-NH), o Sindicato do Comércio Varejista de Novo Hamburgo (Sindilojas NH) e a Universidade Feevale.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 07/08/2018