ACI sedia a Assembleia de Constituição do Observatório Social de Novo Hamburgo

Por ACI: 05/10/2016

Novo Hamburgo/RS - A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, sediou, na manhã de quarta-feira (05), a Assembleia Geral de Constituição do Observatório Social do Brasil - Novo Hamburgo. O presidente da ACI, Marcelo Clark Alves, foi eleito presidente do Conselho de Administração. Também foram eleitos os demais membros e do Conselho Fiscal. Os Observatórios Sociais são organizações instituídas e mantidas pela sociedade civil, tendo por objetivo promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal e propor aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social. Um dos propósitos do Observatório é ser um aliado do Executivo. Inclusive, a Assembleia contou com a presença da prefeita eleita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, e seu vice Antônio Fagan, que enfatizaram a importância do trabalho a ser realizado em conjunto.

"Precisamos a participação de todos. O propósito da instalação do Observatório está em buscarmos a transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos, acompanhando as publicações do órgão público, verificando editais, fazer pesquisa de mercado, focando na correção do gestor em caso de inconformidade, entre tantos outros aspectos. Estamos muito satisfeitos que a implantação e agora vamos efetivar as ações", destacou Marcelo Clark Alves, que fez questão de ressaltar a importância da colaboração das entidades, empresários e classes representativas do município.

Este foi o 113° Observatório constituído no Brasil e outros 235 estão em fase de sensibilização para sua implantação e ainda 34 serão instalados nesta ano", explicou o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, que estava acompanhado do vice-presidente para Assuntos Institucionais e Alianças, Pedro Gabriel Kenne da Silva.

Para a vice-presidente de Serviços da ACI, Tanha Schneider, que presidiu a Assembleia, o momento é propício para a chegada do Observatório Social em Novo Hamburgo. “Os observatórios sociais instalados pelo Brasil, ao longo dos últimos anos, possuem ampla e fundamentada metodologia, o que representa um facilitador para a obtenção de resultados imediatos nas ações que pretende desenvolver. É uma maneira dos cidadãos e do empresariado acompanhar, de forma mais efetiva e didática, a destinação dos recursos públicos, gerados a partir de muito trabalho e esforços em nossa região”, destacou ela.

O representante do Conselho Regional de Contabilidade e integrante do Comitê de Jovens Empreendedores da ACI, João Veiga da Rocha Neto, que secretariou a Assembleia, foi capacitado para o desenvolvimento da fundação do OS e explanou o passo a passo do processo de instalação, enfatizando que a comunidade pode fazer parte como associados fundadores (física ou jurídica), mantenedores (jurídicos) e sócios contribuintes (físicos) da organização, além de associados voluntários, efetivos e institucionais. A posse dos escolhidos devem ocorrer num prazo de 30 dias, com uma gestão até abril de 2019, e sua estrutura será sediada na ACI.

Já o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RS, Antônio Palácios, destacou que este é um formato que vai auxiliar a gestão pública, trazendo mais transparência à administração. "Novo Hamburgo está vivendo um novo momento", pontuou ele.

A recém eleita prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, que já foi presidente da ACI por cinco anos, assinalou que "a administração pública precisa, sim, de um Observatório Social".  "Vamos ouvir muito o Observatório. Temos muito o que fazer. Sabemos que são sérios problemas a serem resolvidos, mas vamos trabalhar muito por Novo Hamburgo", complementou ela.

Além do presidente, a diretoria ficou assim constituída: Tanha Schneider, Vice-presidente de Asssuntos de Gestão; José Flávio Bueno Fischer, vice de Assuntos Institucionais e Sustentabilidade; João Viega da Rocha Neto, vice de Assuntos de Controle Social e Metodologia; André Arruê, vice de Assuntos de Voluntariado e Capacitação,; Maria Regina Wingert Abel, vice de Assuntos de Cidadania Fiscal e Sérgio Pedro Körbes, vice de Assuntos de Comunicação e Indicadores. O Conselho Fiscal ficou formado pelos titulares César Weber, Cleoni Bassani e Sandoval dos Santos, com os suplentes Ivan Faliguski, Janaina Freitas dos Santos Riegel e Karin Wide Schwartzhaupt.

HISTÓRICO - No dia 19 de maio deste ano, a ACI promoveu a palestra com o presidente do OS do Brasil, ocasião em que o objetivo do evento foi a sensibilização da sociedade civil e a assinatura de uma carta de intenções para a implantação em Novo Hamburgo. Diversas entidades representativas estiveram presentes e assinaram o documento.

Clique aqui para acessar a Apresentação do Estatuto Social do Observatório Social do Brasil.

Clique aqui para acessar o Estatuto Social do Observatório Social do Brasil.

Clique aqui para acessar o Termo de Adesão - Observatório Social do Brasil.

Clique aqui para acessar o Termo de Voluntário - Observatório Social do Brasil.

Clique aqui para acessar o site do Observatório Social do Brasil

De Zotti – Assessoria de Imprensa