ACI promoverá curso sobre licitações e contratos públicos para empresários

Por ACI: 12/08/2020

Turma confirmada

Um dos serviços prestados pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e que tem grande procura, é a capacitação. O setor de Cursos sempre busca se atualizar, oferecendo o que o mercado pede. Com profissionais renomados e, dentro desta sistemática, os cursos on-line estão se fortalecendo e a entidade dá início à sua oferta aos associados e comunidade.

Um dos exemplos é o treinamento de Licitações e contratos públicos para empresários, que ocorre de forma on-line nos dias 24, 25 e 26 de agosto. O curso visa capacitar interessados em vender ao segmento público, através da participação nas mais diversas modalidades licitatórias ou, em casos que a legislação admite, via chamada “contratação direta”, seja em razão dos limites de valores das compras de bens e serviços e/ou demais hipóteses legais para dispensa ou inexigibilidade de licitação. “No atual momento de retração do mercado doméstico, em razão do cenário econômico e sanitário, o adequado desenvolvimento ao canal de vendas ao governo (leia-se União, Estados, Municípios e demais Entidades obrigadas por Lei a realizarem contratações públicas), torna-se ainda mais imprescindível para que as empresas consigam superar o atual momento, se oportunizando, legalmente, do necessário aumento de gastos em compras públicas”, ressalta o instrutor do curso, Carlos Vilela.

Para exemplificar, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o mercado de compras governamentais corresponde, em média, a 13% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Isso significa algo em torno de R$ 850 bilhões somente no exercício de 2017, considerando os dados fornecidos pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “O Rio Grande do Sul figura em 4° lugar no ranking brasileiro (compras x PIB Estadual) 2015 x 2017, conforme dados do Portal Conprasnet, lembrando que o Estado possui 497 municípios, o que significa o terceiro Estado em número de municípios no Brasil. Por fim, e não menos importante, no final de 2019, a Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei n° 1292/95, o qual, assim que aprovado no Senado e sancionado pelo presidente, se tornará a Nova Lei de Licitações no Brasil, trazendo importantes inovações ao processo de compras governamentais, como por exemplo, aumento dos limites dos valores para contratação direta, novas modalidades de licitações e extinção de outras, unifica as publicações, em meio digital, através no novo portal nacional de compras públicas e, principalmente, amplia os atuais privilégios às micro e pequenas empresas em compras públicas, o que, na prática, significa um importante fomento aos pequenos e médios empresários com faturamento até R$ 4,8 milhões/ano”, enfatiza ele. Estas e outras questões que envolvem os processos de licitações, serão tratados no curso da ACI.

O associado Marcelo Sperb, diretor da Wirklich, já realizou o curso e este ano novamente está com inscrições efetivadas. "Na minha visão, entendo ser uma excelente oportunidade para as empresas compreenderem como funcionam as licitações públicas e editais, pois, neste momento, existe inúmeras oportunidades para vender para o Setor Público, como Governos Municipais, Estaduais e Federais. Porém, todos os setores públicos precisam contratar por editais, como Exército, Judiciário, Legislativo, entre outros....Vejo então uma baita oportunidade de novos mercados com garantia, basta entender bem como funciona a licitação e edital. Por isso, é de suma importância a oportunidade de um curso específico no tema com alta qualidade. Estaremos participando novamente este ano para aprendermos cada vez mais", afirma ele.

Para se inscrever no treinamento acesse: http://www.acinh.com.br/curso/on-line-licitacoes-e-contratos-publicos-de-a-a-z--pl-n-1-292-95

De Zotti Comunicações
Em 12/08/2020