ACI participa de audiências na área da segurança pública

Por ACI: 05/10/2015

Segunda-feira foi de encontros com várias autoridades da Secretaria Estadual de Segurança, Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal

Novo Hamburgo/RS - A segunda-feira (05) foi marcada por várias reuniões entre representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV) e algumas das principais autoridades da área da segurança pública do Estado. Os encontros deram continuidade à pauta de emergência discutida pelo Comitê de Segurança da entidade na última sexta-feira (02), onde o objetivo é discutir com os órgãos competentes soluções rápidas e efetivas para combater o nível de violência registrado nas últimas semanas em Novo Hamburgo.

O primeiro encontro foi junto ao secretário Estadual de Segurança, Wantuir Jacini, na sede do Comando Regional de Policiamento Ostensivo. Na ocasião, o diretor de Relações Institucionais da ACI, Marco Aurélio Kirsch, e o coronel Carlos Magno, integrante do Comitê de Segurança, tiveram oportunidade de participar de uma reunião que contou ainda com diversas lideranças, incluindo o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, e o chefe da Polícia Civil, delegado Guilherme Wondracek. A ACI está encaminhando ao secretário Wantuir Jacini um ofício, onde lembra o Plano de Segurança entregue a ele em janeiro deste ano, reforçando a necessidade de mais ações integradas entre as forças policiais da Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. Barreiras policiais diárias e migrantes por todos os bairros da cidade, presença de agentes nas ruas, reforço na inteligência local com a efetivação do sistema Guardião para a região também são destacados no documento.

CONTINGENTE – Preocupada com a retenção do contingente em Novo Hamburgo, o texto elaborado pela ACI também enfatizou a questão da Operação Golfinho, que, normalmente, acaba retirando policiais de várias cidades, inclusive Novo Hamburgo. “Queremos ressaltar a premente necessidade de se discutir, já agora, a questão do deslocamento de parte do efetivo da Brigada Militar de Novo Hamburgo para a Operação Golfinho, que se aproxima. Trata-se de um assunto de suma importância, pois precisamos reter estes talentos em nossa cidade, especialmente neste momento, mantendo o contingente existente - e lutando para ampliá-lo - já que se aproxima uma época de maior movimentação da comunidade, que é o final de ano. Não imaginamos uma situação em que Novo Hamburgo possa perder parte importante de sua força de policiamento da Brigada Militar em função da Operação Golfinho”, frisa o texto encaminhado pela ACI, assinado pelo presidente Marcelo Clark Alves.

“Como nos manifestamos na sexta-feira passada, entendemos que em paralelo a toda essa situação é preciso que o governador José Ivo Sartori reveja a presente decisão de Governo sobre o corte de horas extras, o que por certo desmotiva nossas históricas Instituições. Afinal, é o agente de segurança que vem enfrentando toda sorte de dificuldades no aparelhamento estrutural de sua atividade ao longo dos anos, busca transpassar a tudo através do comprometimento e da superação pessoal. Portanto, não há como dissociar este aspecto de redução de horas extras da presente cena local. Nossa entidade solicita empenhadamente que seja buscada uma modificação desta decisão junto ao governador Sartori”, diz, ainda, o documento.

O dia de reuniões foi encerrado após encontros dos representantes da ACI com o delegado Regional do Vale do Sinos, Rosalino Seara, e com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo, onde estiveram presentes o prefeito Luis Lauermann, o secretário Egon Kirschheim, e o diretor da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, Marcos dos Santos, juntamente com o presidente da ACI, o diretor de Relações Institucionais da entidade e o coronel Magno. “Tivemos oportunidade de conversar novamente e sabemos que todos estão comprometidos em realizar o máximo de esforços para que possamos superar este momento pelo qual passa a segurança pública em Novo Hamburgo”, avaliou o presidente da ACI.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 05/10/2015

Receba
Novidades