ACI participa da cerimônia de inauguração da Sala do Empreendedor na Prefeitura de Novo Hamburgo

Por ACI: 04/04/2018

Espaço, localizado no Centro Administrativo, foi apresentado à comunidade na manhã de quarta-feira (4), com a presença de autoridades locais e regionais

Novo Hamburgo/RS - Está mais fácil empreender em Novo Hamburgo. A Prefeitura de Novo Hamburgo inaugurou, na manhã de quarta-feira (04), a Sala do Empreendedor no Centro Administrativo Leopoldo Petry. A Sala tem como objetivo facilitar e agilizar a instalação de novas empresas no município, bem como oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI) e incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06 (conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa). A Sala do Empreendedor foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com o apoio das secretarias da Fazenda, Saúde e Meio Ambiente, do SEBRAE RS e da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul.

“É com empreendedorismo que vamos gerar mais empresas e recursos para que a administração pública cumpra seu papel”, afirmou a prefeita Fátima Daudt quando agradeceu o empenho e envolvimento de toda a sua equipe e de servidores que vão atuar no novo espaço. “Devíamos isso a Novo Hamburgo e é com grande alegria que concretizamos mais uma das propostas do nosso plano de governo”, completou Fátima.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi-Bessa Rodrigues, a Sala do Empreendedor é a concretização de que uma mudança de mentalidade na gestão pública resulta em propostas efetivas de crescimento. “É o resultado para uma cidade que merece o melhor, que tem o empreendedorismo em seu DNA”, frisou a titular da Sedec.

As parcerias também foram valorizadas pelas demais autoridades que falaram durante a inauguração da Sala do Empreendedor, como disse o presidente da Junta Comercial do Estado (Jucirs), Paulo Kopschina. “Facilita a vida das empresas, gera emprego e renda. Sem parcerias, isso seria difícil”, comentou Kopschina. O gerente regional do Sebrae/RS, Marco Copetti fez referência a importância dos resultados a partir do que denomina de pauta estratégica da entidade. Ao promover uma aproximação com a comunidade dessa forma, disse Copetti, promove-se de forma ainda mais intensa o desenvolvimento econômico. “Essa gestão deixará um legado importante, o de reconhecimento ao empreendedorismo”, arrematou o gerente do Sebrae/RS.

Ao fazer uma analogia ao slogan da Sala do Empreendedor, “Lugar Para Gente que Faz”, o conselheiro da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), embaixador Jorge Carlos Ribeiro, exaltou a importância da atitude diante das ideias. “Há muitas pessoas inteligentes, com conhecimento, cultura, mas que não aplicam seus conceitos, não colocam na prática tudo aquilo que sabem”, disse Ribeiro, ao ressaltar que a Sala do Empreendedor é o resultado exatamente da junção das excelentes propostas com a prática. E mesmo quando essas iniciativas se juntam, institucionalizá-las não é tarefa fácil. “Fazer a comunidade participar, é o mais complicado, e a Sala do Empreendedor é uma prova de que pode até ser difícil, mas é possível”, completou Ribeiro.

ACI - "A Sala do Empreendedor representa uma ótima notícia para um município que busca o desenvolvimento permanente. Todas as medidas que visem a redução da burocracia e que criem maior competitividade merecem os nossos elogios", ressaltou Marco Aurélio Kirsch, diretor-geral da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

A Sala do Empreendedor oferecerá os seguintes serviços: Inscrição Municipal, informações sobre Nota Fiscal, Taxas de Protocolos, 1º Alvará PJ, Alvará Autônomo, Alterações de Endereço e Atividade, Alterações de Capital, Razão Social e Sócios, Registro e Alvará do MEI, Emissão de DAS do MEI, Declaração de Faturamento do MEI, Análise de atividades licenciadas, Protocolo Vigilância Sanitária e informações do MEI (Previdência Social, Impostos Reduzidos, Emissão de NFE, Orientação e Treinamento, entre outros).

A Sala do Empreendedor fica no 2º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, localizado na Rua Guia Lopes - 4201, no bairro Canudos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. O atendimento da Vigilância Sanitária dentro da Sala será das 09h às 12h30 e das 13h às 16h. O telefone de contato é o 3594-9940.

Fonte: Imprensa Prefeitura de Novo Hamburgo

De Zotti - Assessoria de Imprensa