ACI integra o CONSAM

Por ACI: 25/11/2015

Novo Hamburgo/RS - No sábado (21), a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), promoveu uma audiência pública para escolha de novos representantes que vão compor o Conselho Municipal de Saneamento Ambiental (CONSAM). A escolha, que foi realizada na Câmara Municipal definiu como os novos conselheiros, 8 chapas, compostas por membros de diversas entidades do Município.

O biomédico da SEMAM, Marcelo Rafael Petry, destaca que o CONSAM vem para substituir o antigo conselho, que antes separava a questão Meio Ambiente e Saneamento. “De acordo com a Lei Federal, é necessário que exista um órgão responsável pelos dois assuntos. Outra instrução, é que essa nova liderança seja composta por várias áreas da sociedade, como Prefeitura, autarquias, ONGs, representações de bairro e demais grupos da sociedade civil”, explica Petry.

O novo conselho atuará de forma de consultiva e deliberativa, com o objetivo de fiscalizar os investimentos na área ambiental, bem como analisar projetos e aprovação de verbas oriundas do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (FUNDEMA). O Fundo é composto por verbas vindas de multas aplicadas em infrações ambientais e taxas de licenciamento.

Confira as chapas:

Chapa 1: Associação dos moradores do bairro Ouro Branco – Luis Fernando Marco e Sandra de Oliveira;

Chapa 2: Associação dos arquitetos e engenheiros Civis de Novo (ASAEC) e Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI), de Novo Hamburgo: Lia Didschi e Gladis Ester Killing;

Chapa 3: Movimento Roessler para Defesa Ambiental e Organização pela Dignidade dos Animais Abandonados (ONDAA) – Juliana Altmann Berwig e Leandro Teixeira de Mello.

Chapa 4: Diretório Central dos Estudantes Feevale e União dos Estudantes de Novo Hamburgo – Magali Alves e Matheus Mario Vieira;

Chapa 5: União das Associações Comunitárias de Novo Hamburgo – Gabriela Regina Mendonça e Jair Alves Moraes;

Chapa 6: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul em Novo Hamburgo (CREA - RS/NH) – Guilherme Arthur Kehel e Clarice Kayser Kehl;

Chapa 7: Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR) e Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha – Carlos Augusto do Nascimento e Pedro Roque Giehl;

Chapa 8: Sindicato das Industrias e da Construção Civil e do Mobiliário de Novo Hamburgo – Carlos Eckarhd e Evandro Ribeiro.

Fonte: Prefeitura de Novo Hamburgo

De Zotti - Assessoria de Imprensa