ACI esteve reunida com o secretário da Fazenda do RS para debater novo modelo de substituição tributária

Por ACI: 28/05/2019

Novo Hamburgo/RS – A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha esteve, na segunda-feira (27), em reunião com o secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, Marco Aurelio Santos Cardoso. A entidade encaminhou uma série de dificuldades que impactaram as empresas distribuidoras, após a introdução do novo modelo de substituição tributária. O presidente da ACI, Marcelo Lauxen Kehl, juntamente com o diretor da entidade, Marco Aurélio Kirsch, destacaram a importância da intervenção da entidade nesse tema que é de grande relevância para os associados.

De acordo com o advogado Marciano Buffon, consultor tributário/fiscal da ACI, “muito embora, o Governo do Estado tenha reiterado seu entendimento acerca da necessidade e da legalidade da cobrança da denominada complementação do ICMS substituição tributária, foi feito aos participantes da reunião um questionamento que aponta para um caminho que indiretamente pode resolver o problema. Da mesma forma como fizeram outros Estados, o representante da Fazenda Estadual quis ouvir a opinião sobre a eventual extinção da própria substituição tributária, pelo menos de uma gama importante de mercadorias que estão atualmente submetidas a essa sistemática. Unanimamente, todos apoiaram a ideia posta em discussão, pois além de reduzir o ônus fiscal propriamente dito, minimizaria enormemente a burocracia”, destaca.

O empresário Rosalvo Johann deu um depoimento sobre a realidade dessa nova substituição tributária, em relação aos negócios das distribuidoras de produtos, destacando novos entraves trazidos pela medida do Governo.

A reunião também contou com a presença de Alecxandro Ferreira, chefe de Gabinete do deputado Federal Lucas Redecker.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 28/05/2019