ACI entrega na Prefeitura de Novo Hamburgo demandas e sugestões para desburocratização

Por ACI: 15/08/2018

Itens foram compilados a partir do Fórum de Discussão realizado na entidade, em julho

Novo Hamburgo/RS – As vice-presidentes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Jéssica Benetti de Oliveira (Serviços) e Izabela Lehn Duarte (Jurídico), juntamente com o diretor-geral da entidade, Marco Aurélio Kirsch, entregaram, na quarta-feira (15), um documento à prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, compilando os principais desafios visando desburocratizar os serviços públicos. As informações foram coletadas a partir do Fórum de Discussão realizado no final de julho, na ACI, dirigido a contadores e advogados, profissionais associados que têm atuação direta com a gestão pública. A mesma ação será realizada junto às Prefeituras de Campo Bom e de Estância Velha, completando os três municípios que, formalmente, integram a ACI.

"Nossa intenção é criar um ambiente mais sadio, para que as formalizações andem, sem burocracias e dentro da lei, sendo um atrativo às empresas de forma geral, em convergência com os propósitos anunciados por este governo municipal", pontuou a vice-presidente de Serviços. "O diagnóstico foca numa solução conjunta para vários setores, como compilar, no site da Prefeitura, por exemplo, toda a documentação necessária, os prazos, com um descritivo passo a passo para cada situação. A padronização da documentação é importante para o contribuinte", complementou a vice Jurídica.

"O Fórum foi um espaço em que a ACI acolheu a todos para que apresentassem suas demandas, com críticas fundamentadas, nos desafiando a buscar soluções", complementou o diretor-geral da entidade. Entre os principais pontos estão questões ligadas a liberações, aberturas de novos empreendimentos, relação e entrega de documentações, e prazos. Marco Kirsch também observou que este é um dos pilares que vem sendo trabalhado junto ao Comitê de Governança Empresarial de Novo Hamburgo e que será presentado na próxima semana à comunidade. O documento apresentado na Prefeitura está ligado ao eixo Desburocratização e Simplificação, que, junto aos demais, Ecossistema de Inovação, e Educação Empreendedora, completam conceitos sobre governança para o desenvolvimento.

A prefeita hamburguense elogiou a iniciativa, reforçando a importância da realização de um trabalho em conjunto, na busca de caminhos que resolvam as demandas. Fátima Daudt também ressaltou que alguns aspectos podem depender de leis já existentes e todos os itens serão analisados, com a formação de um grupo de trabalho, para dar encaminhamento a soluções mais ágeis. Uma próxima reunião, inclusive, já foi marcada, na quarta-feira, dia 22, às 14h, na Prefeitura.

A reunião contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, do secretário do Meio Ambiente, Udo Sarlet, do secretário da Fazenda, Gilberto do Reis, do chefe de gabinete da prefeita Raizer Ferreira, do chefe de gabinete da Secretaria da Saúde, Juliano Passini, da diretora de Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ana Schenkel, da gerente de Inovação e Captação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rose Pereira, e Ivan Michelon, diretor-administrativo da Secretaria da Saúde.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 15/08/2018