ACI encaminha posicionamento pela privatização da Petrobras

Por ACI: 29/05/2018

Carta foi enviada aos presidentes da República e da Petrobras e aos senadores

Novo Hamburgo/RS – A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha encaminhou, na terça-feira (29), ao presidente da República, Michel Temer, aos senadores, e ao presidente da Petrobras, Pedro Parente, posicionamento pela privatização da Petrobras, pontuando sua manifestação na promoção da livre concorrência. Frente aos recentes fatos e desdobramentos da greve dos caminhoneiros, a ACI entende que, ainda que a pauta dos caminhoneiros encontre repercussão na sociedade, ela é específica dos profissionais do transporte de caminhões.

“Os danos absorvidos pela sociedade neste período de paralisação foram imensos, tanto em custos imediatos para os consumidores, empresas e serviços públicos, como em seus reflexos sobre a confiança para o empreendedorismo no Brasil. A nosso ver, a pauta foi bastante onerosa, tanto para o contribuinte como para a sociedade brasileira, afinal, os cerca de R$ 10 bilhões de renúncia fiscal serão retirados do orçamento da União que cobre educação, segurança, saúde e infraestrutura, em prol de um desconto no preço do diesel para uma específica classe de profissionais.” Ao ilustrar este posicionamento, a carta enviada pela ACI, assinada pelo presidente Marcelo Kehl, relata um exemplo na área da segurança. Estudos do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) demonstram que seriam necessários R$ 11 bilhões para suprir o déficit nacional de construção de presídios, gerando, assim, 250 mil novas vagas no sistema prisional brasileiro. “Este sim um tema de interesse amplo e direto de cada cidadão”, pontua a entidade.

“Somos todos sabedores de que Petrobras, mesmo detendo um monopólio sobre a distribuição da gasolina e do diesel no país, apresenta hoje um endividamento da ordem de 270 bilhões de reais, e, no período 2014-2017, acumulou um prejuízo de 71,646 bilhões de reais, fruto irreal do aparelhamento político desta empresa e de sucessivas gestões administrativas desastrosas. A pauta defendida pelos caminhoneiros foi atendida pelo Governo Federal e agora é preciso que se desobstruam as estradas e permitam a todos retomarem a suas atividades profissionais num ano de tanta exigência de trabalho e superação como este”, ressalta o ofício.

A pauta de privatização da Petrobras recebe o apoio institucional e racional da ACI, assim como o fim, de fato, do monopólio nesta área. “Não é possível que o Brasil siga pagando pela ineficiência de cada governo com o dinheiro de áreas fundamentais para a cidadania. É hora de defendermos o que nos impactará não só os meses seguintes, mas no futuro deste país com a extinção da Petrobras e seus enormes custos, que bancam a estabilidade de funcionários, as inúmeras vantagens agregadas ao salário e aposentadorias polpudas, baixa eficiência e resultados desastrosos para o Brasil. Este mesmo Brasil precisa eleger interesses de verdadeira relevância e de significado para uma adesão pública com propostas profundas e de interesse geral da nação”, conclui a carta.

Confira o documento na íntegra

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 29/05/2018