ACI e entidades do setor calçadista comemoram liberação comercial com o Equador

Por ACI: 08/01/2018

Novo Hamburgo/RS - A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha comemora, juntamente com demais entidades do setor coureiro-calçadista, a liberação comercial com o Equador. Cerca de dez associados estavam sendo atingidos diretamente com as restrições às importações de calçados brasileiros, determinadas pelo país.

"Trabalhamos junto às autoridades diplomáticas, em conjunto com a Abicalcados, e tivemos o apoio dos gabinetes do deputado Renato Molling  e da senadora Ana Amélia junto ao Ministério da Agricultura e MDIC. No início da crise, ocorreu importante intervenção em conjunto com a FIERGS, durante visita do ministro Meireles a Porto Alegre. Foi uma situação complexa e pouco exteriorizada em função da delicada questão que envolvia as barreiras fitossanitárias. O Equador segue agora como um importante destino para as exportações de pequenos, médios e grandes fabricantes de calçados", reforça o diretor de Relações Institucionais da ACI, Marco Aurélio Kirsch.

O diretor da ACI ainda complementa que "não podíamos, de maneira alguma, aceitar que um mercado importante, conquistado com muita tenacidade e dedicação de nossas empresas, fosse inviabilizado da noite para o dia. Não há espaço para perdermos, na luta para expandirmos nosso mercado externo".

RETROSPECTIVA - No final de outubro de 2017, a ACI encaminhou ao ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Borges Maggi, e ao ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, ofício pleiteando a busca de uma ação efetiva do governo brasileiro junto ao governo equatoriano, visando destravar as liberações alfandegárias das mercadorias.

A entidade também também entrou em contato com o assessor Especial da Casa Civil da Presidência da República, Bruno Dalcolmo, que foi palestrante na ACI durante o Fórum Reforma Trabalhista promovido pelo Grupo Sinos, em junho, informando a ação da ACI.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 08/01/2018

Receba
Novidades