ACI e Abicalçados recebem retorno do Ministério do Trabalho sobre pleito de prorrogação para o eSocial

Por ACI: 18/08/2014

Prazo para implantação será contado a partir da publicação do manual de orientação definitivo

Novo Hamburgo/RS - Em maio deste ano, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), juntamente com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), encaminhou carta aos ministros Manoel Dias, do Trabalho e Emprego, Guido Mantega, da Fazenda, e Garibaldi Alves Filho, da Previdência Social, pleiteando a prorrogação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - eSocial - para a data de 1º de julho de 2015.

Na avaliação das duas entidades, o pedido ocorreu em função dos registros diários de dificuldades das empresas associadas para a implantação do eSocial, considerando a data obrigatória de adesão ao sistema de 1º de outubro. O eSocial promete a integração dos fiscos nas três esferas de Governo e por ser considerado extremamente complexo pela ACI e Abicalçados, no que tange a operacionalidade, ajustes internos e aplicação técnica no âmbito das empresas, a reivindicação assinada pelo presidente da ACI, Marcelo Clark Alves, e pelo presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, foi encaminhada.

MTE - No retorno recebido segunda-feira (18), a carta encaminhada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e assinada pelo chefe de Gabinete, André Menegotto, ressalta que o Ministério tem ciência de que o sistema representa uma mudança significativa e favorável à gestão das empresas e que o prazo para implantação será contado a partir da publicação do manual de orientação definitivo, material fundamental para o início do processo de adaptação das empresas. "Passados seis meses da divulgação, as empresas começarão a inserir os eventos iniciais em um ambiente de testes. Decorridos mais 180 dias de testes, entrará em vigor a obrigatoriedade para o primeiro grupo de empregadores, formado por empresas de grande e médio porte", anunciou o chefe de Gabinete. O cronograma de ingresso no sistema para micro e pequenas empresa está sendo elaborado em conjunto com as entidades representativas desses segmentos.

No documento encaminhado em maio pela ACI e Abicalçados, as entidades reforçaram que a principal demanda de uma solução para as empresas é a da ferramenta de software oficial que será aplicada ao modelo do eSocial e até a data não havia a possibilidade de treinamento dos funcionários com foco num modelo de treinamento definitivo. "Em razão desse fato, nossas empresas têm se empenhado nos esforços especulativos e certamente diversos do que será proposto pelo Governo Federal em caráter oficial. É notória a falta de prazo adequado para uma preparação dos quadros técnicos das empresas com os devidos testes para revisão, indagação e aprimoramento dos processos para a correção de eventuais falhas no sistema oficial a ser proposto", enfatizaram o presidente da ACI, Marcelo Clark Alves, e o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein.

Clique aqui  e acesse a carta enviada

Clique aqui e acesse o retorno da carta enviada

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 18/08/2014