ACI apoia o Projeto Escolegal: Educação para o consumo consciente

Por ACI: 08/04/2013

Novo Hamburgo/RS - A educação para o consumo consciente é o tema das oficinas direcionadas aos professores das escolas de nossa região, que serão ministradas pelo ICDE - Instituto de Combate e Defesa da Concorrência, em parceria com o Procon/RS e Secretaria Estadual e Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

É através desta parceria inédita, apoiada pelo Governo do Estado e sua Secretaria de Educação e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, que os alunos das escolas terão acesso à informação de primeira qualidade com foco em problemas reais do dia a dia, como o entrelaçamento entre consumo sustentável, bem como as interfaces dos direitos e deveres dos cidadãos.

A ação, que faz parte do Projeto ESCOLEGAL, visa qualificar os educadores, através do uso de material teórico e prático para a inserção deste conteúdo em suas agendas, como suporte à proposta do incremento nos currículos transversais.

No escopo deste projeto, serão chamados à reflexão os Direitos do Consumidor, associados aos chamados Atos Ilícitos Socialmente Aceitos e as consequências e impactos ambientais provocados pelo consumo exacerbado, que podem interferir na formação dos cidadãos, desde as idades mais jovens. O Rio Grande do Sul é pioneiro em produzir e receber projetos de formação transversal englobando essa variedade de temas em formato amplo, estruturado e convergente.

As oficinas serão ministradas em nossa cidade nos dias 22 (das 8 às 12h e das 13h30min às 17h30min), 23 (das 8 às 12h) e 24 de abril (das 8 às 12h). Cada oficina será executada em quatro horas de trabalho e, portanto, os participantes terão a oportunidade de escolher o turno melhor apropriado. As atividades privilegiam a participação dos professores do ensino fundamental e médio de nossas escolas, tanto públicas, quanto privadas, mas estão abertas a demais interessados em nossa comunidade, como estudantes universitários, empresários e cidadãos que trabalham com este tema.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada até o dia 18 de abril, pelo site www.acinh.com.br/eventos. É fundamental que o participante escolha a data e o horário escolhido, pois as vagas são limitadas. Serão fornecidos certificados.

O evento será realizado no Auditório da ACI-NH/CB/EV, localizado à Rua Joaquim Pedro Soares, 540 - Centro - Novo Hamburgo – RS.

Fonte: ICDE - Instituto de Combate e Defesa da Concorrência

Receba
Novidades