A equipe não rende, por quê?

Por ACI: 27/11/2018

Associado: Marco Cassel

As pessoas, muitas vezes, estão cercadas por outras, mas estão se sentindo sozinhas e esta é a pior solidão. Solidão não é estar só, mas sentir-se só.

As corporações querem que suas equipes sejam unidas, eficientes e criativas, mas, muitas vezes, não pensam em cada membro individualmente.

Qual é o estado emocional de cada um? Como o aspecto psicológico individual reflete no desempenho da equipe?

As empresas devem fazer com que cada colaborador esteja bem e possa dessa forma contribuir com toda a sua capacidade dentro do time. Pessoas não são coisas para serem jogadas dentro de um conjunto. Há que pensar no indivíduo para depois formar a equipe.

Devemos levar em conta as habilidades de cada um para que possam realizar de forma eficiente sua função dentro do time, mas também o aspecto psicológico. Como o colaborador está? A empresa possui algum método para estar sempre em contato com cada indivíduo, entendê-lo, saber como se sente? Caso haja um método e se descubra que alguém dentro da equipe está com alguma dificuldade pessoal, está triste, desmotivado, a empresa está preparada para apoiá-lo, ou simplesmente descarta este membro da equipe e perde a oportunidade de utilizar seu enorme potencial, talvez suas incríveis habilidades, porque não está preparada para esse tipo de situação?

As pessoas, muitas vezes, estão cercadas por outras, mas estão se sentindo sozinhas e esta é a pior solidão. Solidão não é estar só, mas sentir-se só.

Sugiro aos líderes na empresa e, no meu entendimento, líder é todo aquele que de alguma forma pensa em seu crescimento dentro da empresa condicionado ao crescimento coletivo, estarem atentos ao comportamento individual de seus colegas, para que possam ajudar a identificar as habilidades de cada um, seu estado psicológico e caso haja algo que não esteja bem e não possam auxiliar, que encaminhem esta situação às pessoas que, dentro da empresa, estão aptas a fazê-lo.

Num time de futebol, um dos maiores fatores de sucesso de um técnico, talvez o maior, seja conhecer cada jogador de sua equipe individualmente. O técnico deve conhecer as habilidades e características individuais de cada um para aproveitá-las da melhor maneira possível dentro da equipe. Se colocar um jogador com características defensivas no ataque ou um atacante na defesa, certamente terá problemas com a performance do time, ele não renderá aquilo que deveria, pois, as “peças” não estão sendo bem utilizadas. E quanto ao aspecto psicológico, o técnico também deve conhecer cada jogador para que possa detectar qualquer desvio de comportamento ou atitude diferente que possa denotar algum problema individual. Estes problemas podem ser causados por insatisfação dentro da equipe, por motivos de relacionamento entre os colegas, por falta de reconhecimento por parte dos líderes da equipe, insatisfação quanto ao salário, mas também podem estar sendo ocasionados por situações externas, talvez problemas familiares. São muitos os motivos que podem levar alguém a não estar bem, mas ouvindo uma entrevista do ex-técnico e jogador do Barcelona Pep Guardiola, quando perguntado o que dizia para seus jogadores antes do jogo ou no intervalo, para motivá-los, quais suas técnicas maravilhosas de liderança, ele respondeu: “às vezes esquecemos que somos seres humanos e muitas vezes quando estou com os jogadores no vestiário, a única coisa que faço é dar um abraço apertado em cada um”. Penso que o Guardiola está coberto de razão, porque o abraço é o único gesto que reúne todos os sentimentos sem pronunciarmos sequer uma palavra.

Muitas vezes, as pessoas que não estão bem necessitam apenas de atenção, de um abraço, de alguém que as ouça e se necessário, do auxílio de um profissional. E aqueles que estão bem também devem ganhar essa mesma atenção e esse abraço para que continuem motivados e entusiasmados, contagiando os outros. Quando damos atenção aos membros da equipe, individualmente, fazemos com que se sintam importantes, inclusos, úteis, e dessa forma todos ganham: indivíduo, equipe e empresa.

E por falar nisso, como está se sentindo? Faça essa autorreflexão e caso necessite, não perca tempo, ajude-se e peça ajuda. Sua equipe, seus amigos, sua família e o planeta precisam de você.

Marco Cassel é palestrante motivacional, especialista em superação, criação de valor e em tocar o coração das pessoas.
palestrante@marcocassel.com.br
www.marcocassel.com.br
facebook.com/marcocasselpalestrante
(51) 99972-7792

Fonte: Marco Cassel

Receba
Novidades