A discórdia é aliada do progresso

Por ACI: 27/08/2018

Associado: Marco Cassel

A discórdia dentro das empresas é motivo de comemoração. Que bom quando as pessoas discordam, porque pensando de forma diferente podem chegar a uma solução ou a uma ideia muito melhor.

Imaginem todos pensando da mesma maneira dentro das empresas, que fantástico, maravilhoso e “perigoso”. Todos em perfeita união, sem discutir as ideias e com isso não se permitindo algo novo. O ambiente corporativo necessita do contraditório para ter um parâmetro e poder crescer.

Porém o grande desafio das corporações é conseguir uma maneira de evitar que as discórdias se transformem em conflitos. Mas o que fazer para evitar que isso aconteça?

Em primeiro lugar entendendo que devemos “atacar” as ideias e não as pessoas. Pode-se não concordar com o colega, mas com a consciência de que a ideia e não ele, é o alvo da discussão. Alguém pode dizer que “somos o que pensamos”, “somos nossas ideias”, mas não quero entrar em questões filosóficas e sim trabalhar os conflitos de forma prática e racional dentro das equipes, para que o ambiente não se transforme em ringue e os colegas em lutadores.

Outro fator importante é entender que não se está numa empresa para competir com os colegas, mas para que juntos consigam atingir o objetivo maior que é a busca de melhores resultados para todos. Tudo bem que exista uma busca por reconhecimento pessoal por parte dos colaboradores, o que é muito válido, mas isso gera uma “rivalidade” e é aí que está um dos maiores erros dos profissionais. Você não compete com os outros, mas consigo mesmo. Se for melhor do que foi no dia anterior, buscando novos conhecimentos e isso se tornar um hábito, certamente se tornará um grande profissional, independentemente de seus colegas, o que prova que cooperar com eles, auxiliando-os naquilo que necessitam, contribuirá para que se atinjam os objetivos comuns a todos e diminuirá os conflitos, tornando o ambiente dentro da equipe harmonioso, produtivo e inovador, sem prejudicar sua carreira.

Portanto, “viva a diferença e o contraditório” dentro de sua empresa, com respeito ao próximo e suas ideias e certamente os conflitos diminuirão sobremaneira, colaborando para o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos.

* Marco Cassel é palestrante motivacional, especialista em superação, criação de valor e em tocar o coração das pessoas.
palestrante@marcocassel.com.br
www.marcocassel.com.br
facebook.com/marcocasselpalestrante
(51) 99972-7792

Fonte: Marco Cassel

PS.: As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, a opinião da ACI, sendo de inteira responsabilidade de seus autores

Receba
Novidades