A demanda interna é que fará a economia crescer

Por ACI: 27/07/2018

As perspectivas para o segundo semestre foram tratadas durante o Prato Principal

Novo Hamburgo/RS - Quais as perspectivas para a economia brasileira no segundo semestre? A dinâmica é simples. O que faz a economia de um país crescer é a demanda interna dele. O que não é tão fácil de acontecer é justamente fazer com que a renda doméstica aumente, o que impulsiona o crédito. A incerteza política também é um influenciador de peso no crescimento econômico. Estes foram alguns dos pontos apresentados durante o Prato Principal promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, na quinta-feira (26). O professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Unisinos, Marcos Tadeu Caputi Lélis, foi o palestrante do evento.

"A recuperação econômica precisa ser puxada pela demanda interna. E isto não ocorre num curto prazo". Marcus Lélis avalia que a partir do aumento desta demanda é possível fazer a roda girar. "No momento em que o gasto doméstico aumenta, a receita também cresce e diminui o déficit. Ocorre que o rombo é muito grande. Leva tempo". Junto com isto, tem as incertezas em setores como a política. "Nada se resolve em um ano. Não tem como ajustar as contas públicas no Brasil, por exemplo, enquanto a economia não voltar a crescer. E o Rio Grande do Sul não está fora deste padrão. Não adianta ajustar as contas federais e os Estados continuarem quebrados", observou ele, entre outros exemplos hoje bem conhecidos da população.

O palestrante ainda citou questões como o protecionismo (tarifas às exportações) e a retração da liquidez internacional pelos Bancos Centrais, como influenciadores de crescimento econômico, apresentando uma amostragem no período entre janeiro de 2017 e maio de 2018. Lélis também relatou sobre os países que mais desvalorizaram a moeda pátria, perante o dólar, em 2018. O Brasil se encontra na quarta colocação, antecedido por Venezuela, Argentina e Turquia. "Não vejo câmbio abaixo de R$ 3,70", considerou ele.

O patrocínio do Prato Principal foi de Sicredi Pioneira RS, com colaboração de Fabio Winter & Lu Freitas Image Maker, Mover Acessibilidade, Stratosom Sonorização e Sucos Petry. 

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Fotos: Fabio Winter & Lu Freitas Image Maker
Em 27/07/2018

Receba
Novidades