A criação e o desenvolvimento de novos e inéditos conceitos, como uma ação geradora de inovações

Por ACI: 20/07/2017

Associada: Cinética

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam.

1-Entendendo porque a geração de novos e inéditos Conceitos é  entendida  como  uma ação geradora de  Inovações!

A geração de novos e inéditos Conceitos, aplicáveis aos mais diversos e diferentes temas, processos e situações, constituem-se em uma ação  geradora  de Inovações!  Esta afirmação vai  ser validada  pelo desenvolvimento do texto  e das colocações nele apresentadas.

O que é um Conceito?  Para dar uma responder a esta pergunta, recorremos ao Mini Aurélio e neste dicionário, encontramos as seguintes colocações e  definições: Conceito  1- Formulação  de uma idéia, por palavras, por definições; 2-Pensamento; 3- Parte da chamada logografia.

A definição identificada como o sub-tema 1 apresentado por esta obra de consultas acima referida,  nos auxilia   na descrição da proposição a ser descrita  e detalhada neste texto. 

Assim, avançando um pouco mais,  vamos recorrer também à historia do nosso mundo e de nossas civilizações,  onde  podemos  “pescar”  um infindável número de novos Conceitos sobre os mais diversos  assuntos   e temas.  Feita esta proposição, apresentamos como Conceitos inéditos na condição de  Invenções,  o arado,  a caneta tinteiro,  a roda,  o microscópio, o relógio solar, a seringa,  o machado de pedra, e dezenas à centenas de novos e inéditos Conceitos   de utilidades   desenvolvidos  pelos seres humanos ao longo do temo e  em   eras  passadas.

Avançando um pouco mais em nossas colocações, se olharmos para estes inéditos objetos  e instrumentos de  época remotas,   identificamos neles,   Conceitos desenvolvidos e  consolidados nestes tempos,  tornados em  utilidades  pessoais e grupais, os quais  tiveram o propósito de melhorar, por saltos,  as suas  vida, nestas  épocas.  Os seus inventores, por não terem a condição de deixar por escrito os seus Conceitos inéditos, os deixaram  através  de  “registros materiais” , os objetos desenvolvidos.

Os Conceitos,  portanto, antecedem à geração de Inovações!

Avançando alguns passos mais sobre o tema “Conceito”,  e nos focando  no tema  Medicina,  que  é  continuadamente  importante para a humanidade ao longo do avançar dos tempos,  podemos  perceber claramente serem as Inovações no campo da saúda da humanidade,  “puxados”  pelo   Conceito: “Vida prolongada, sem dor e sem sofrimento”.

Com base neste Conceito Essencial para a humanidade, foram desenvolvidas um número incontável de Inovações no campo da medicina,  contemplando o Conceito acima colocado.

Alinhados com esta diretriz fundamental acima colocada, foram desenvolvidos um número significativo de medicamentos, aparelhos, instrumentos e  recursos  para prolongar  a vida das pessoas  sem  as expô-las à sofrimentos e a uma baixa qualidade de vida:  A seringa,  a anestesia, o medidor de pressão sangüínea, o estetoscópio,  e mais ainda, um incontável número de medicamentos cada vez mais avançados,   modernos e efetivos.

Em todo estes avanços, os Conceitos de uma medicina  efetiva em resultados  e diminuidora dos sofrimentos humanos, esteve presente.

2-Um mundo guiado por Conceitos flexíveis e dinâmicos: Este é o mundo onde  vivemos,  abrigando o Conhecimento e as Inovações   que  nem sempre percebemos!

Guiando a nossa atenção para uma visão mais ampla do que  são Conceitos,   podemos alargar o nosso olhar  para o mundo que nos cerca e onde   vivemos, e termos então  a oportunidade de perceber estarmos  envolvidos  e vivermos orientados  por Conceitos, e que  não percebemos como  eles  interferem  e influem em nosso viver.

Conceitos estruturados em forma de rede  organizam e formam o Conhecimento,  o qual quando  tem  uma natureza  sistêmica, torna  a Rede de  Conhecimento  em  Ciência.  Portanto,  mesmo sendo repetitivo colocar: várias  Redes Sistêmicas de Conhecimentos, quando unidas,   formam e estruturam uma  Ciência!

Conceitos criados,  injetam  Inovações  no nosso dia-a-dia  das Ciências sem que percebamos estes “movimentos de avanços” delas.  Como estas Inovações  se manifestam de modo  “virtual” e conceitual, eles mudam a nossa vida  sem que percebemos.  As Ciências se inovam por novos Conceitos  que nela são injetados, aperfeiçoando  as Redes de Conhecimento estruturadores da Ciência. 

Einstein, o Pai da Teoria da Relatividade, inovou radicalmente a concepção de mundo onde vivemos!. 

A comunidade científica olhou para a descoberta de Einstein  como um Conhecimento Essencial  e necessário para a compreensão do  funcionamento do nosso  Universo.  A Teoria da Relatividade é um Conceito absolutamente inovador, ou seja,  ela é uma Inovação  da Ciência Humana.

Ao compreendermos  Einstein  como um inovador  como também foi Santos Dumont e os demais inventores e inovadores que a humanidade homenageia,   podemos ter uma visão  mais  clara e transparente do que são Conceitos e que a fragilidade destes, torna igualmente as   Ciências frágeis,  deixando de colaborar para o processo  de desenvolvimento do mundo onde vivemos.

Para que possamos percebê-los, de uma melhor forma e compreende-los como fundamentos  de Inovações,   chamamos  a atenção para  uma série deles, os Conceitos,  para termos uma visão adequada de como os Conceitos  nos guiam muitas  vezes, sem sabermos e sem os perceberemos.    O Método Científico,   a Matemática, a Física, a Medicina,  as Ciências Naturais,  a Lógica Formal,   a Sistematização,  a Trigonometrtia, o Magnetismo,  o Método Experimental, a Incerteza e a Visão de Sistemas  estruturadas por Processo  são Conceitos Essenciais  para que o Conhecimento  seja efetivo e gerador do progresso real e efetivo da humanidade.

Se os Conceitos que se distribuem por  rede, são Conceitos Inovadores,   esta Rede forma um Conhecimento Inovador.

Os Conceitos desenvolvem, portanto, um papel essencial  para a geração do Conhecimento. Mais ainda,  Conceitos Inovadores estruturam uma Inovação!.

Santos Dumont desenvolveu o Conhecimento de Vôo  do Mais Pesado que o Ar!  Assim pensando e agindo, tornou-se o Pai da Aviação,  pela construção do  modelo de aeronave 14-Bis,  que “sepultou”  definitivamente  o Conceito de aeronaves “mais leve que o ar”  os balões,  Conceito este  que prevaleceu por milhares de anos, na historia das ciências aeronáuticas.

Estas colocações procuram chamar a atenção para o termo Conceitos, e mostrar como estes podem nos “aprisionar”  fazendo-nos esquecer do progresso e dos avanços da sociedade.

Quem viver, verá! 

cineticanh@uol.com.br

Fonte: Eng.  MSC. Fernando Oscar Geib

PS.: As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, a opinião da ACI, sendo de inteira responsabilidade de seus autores

 

Receba
Novidades