MENU ACI






Notícias ACI



Susana Kakuta analisa as tendências de negócios para os próximos anos
Diretora Operacional do Sebrae/RS faz uma leitura das tendências na
reunião-almoço da ACI-NH/CB/EV

Novo Hamburgo/RS - A atual diretora Operacional do Sebrae/RS Susana Kakuta foi a palestrante do Prato Principal, reunião-almoço promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, nesta quinta-feira (15/03). Com uma larga experiência nas áreas de fomento e de projetos de gestão compartilhada de micro e pequenas empresas, junto ao Sebrae, a hamburguense é doutora em Economia. Ela abordou o tema "Tendências de Negócios", quando identificou as 20 principais tendências do mercado, acrescentando sugestões de negócios para acompanhar as novas idéias para empreendimentos já existentes.


Nas 20 análises, selecionadas conforme os movimentos sociais, espontâneos ou induzidos, que impactarão o futuro dos negócios nos próximos anos, Susana destacou algumas. Entre elas o aumento da população brasileira com mais de 60 anos. Entre os censos de 1991 e 2000, houve um acréscimo de 17,8%, o que leva o país a ter cerca de 18 milhões de pessoas nessa faixa etária, ou seja, algo próximo de 9% de toda a sua população. Isso representa o fortalecimento de demandas próprias da chamada “melhor idade” nas áreas da saúde, qualidade de vida, entretenimento, entre outras, configurando novas oportunidades de negócios, inclusive na área calçadista e de vestuário.

Outra tendência significativa é a alta do número de pessoas morando sozinhas. Cerca de 10% dos 56 milhões de lares nacionais são habitados por uma única pessoa. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, por exemplo, existem 88 mil homens e 111 mil mulheres nesta condição, sendo um mercado importante para produtos e serviços específicos. Além dessas, fez questão de frisar a tendência com o consumo precoce por parte de crianças e adolescentes, o aumento do número de animais de estimação, a busca de singularidade por parte das pessoas e ainda o sentimento de brasilidade, principalmente da região Sul. No caso dos animais de estimação, observou que o Rio Grande do Sul é o grande exportador de roupas "pet", principalmente originados da região da Grande Porto Alegre.


CaixaRS - Kakuta deverá assumir nos próximos dias a presidência da CaixaRS. O nome de Susana Kakuta é uma indicação do secretário de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Nelson Proença. A perspectiva da nova dirigente é de que todo o trabalho já feito pela instituição possa ser considerado um embrião dos projetos que terão papel fundamental para posicionar o Rio Grande do Sul como Estado competitivo nacional e internacionalmente. “Será uma gestão atrelada aos eixos de desenvolvimento traçados pelo governo estadual, ao mesmo tempo em que será buscada uma sintonia fina com os empreendedores de nosso Estado”, assegurou Susana.


Em 15/03/2007
De Zotti - Assessoria de Imprensa



     

INFORMATIVOS
  + Notícias ACI
  + Eventos ACI

  + Informativo Comex
  + Informativo Comitê
  + Informativo Jurídico

  + Cenários Econômicos
  + Oportunidade Coml


Clique na imagem para mais detalhes

Clique na imagem para mais detalhes

Clique na imagem para mais detalhes